01 JUL 2022
PROJETOS
Tiago de Paula solicita ao Executivo o PL “Minha Experiência Ainda Produz”, que incentiva vagas de emprego a idosos
O vereador Tiago de Paula (MDB) protocolou a Moção nº 564/2022 com a solicitação de que a Prefeitura encaminhe ao Legislativo Municipal um projeto de lei que disponha sobre incentivos de ordem fiscal para pessoas jurídicas instaladas e operando em Vinhedo que dispuserem de vagas de trabalho voltadas para a população idosa. O parlamentar também sugere que o programa seja denominado ‘Minha Experiência Ainda Produz’. A propositura foi aprovada por unanimidade na 63ª Sessão Ordinária.

O vereador justifica que “a população considerada idosa no Brasil, a partir dos 60 anos de idade, muitas vezes se encontra desempregada e sem oportunidade de reinserção no mercado por conta da idade. De acordo com estudos e estatísticas, a expectativa de vida dos brasileiros aumenta e, atualmente, segundo IBGE, é de quase 77 anos. Estudos mais recentes mostram que tem se elevado de ano a ano, comparando dados de 2020 para 2021 tivemos um crescimento na expectativa de vida de mais três anos”.

Por tudo isso, a população idosa “poderia exercer atividades econômicas e ocupar frentes de trabalho compondo equipes em diversas funções. A experiência de vida, bem como profissional, pode auxiliar muito no êxito almejado pelas empresas, visto que tendo na formação de equipes pessoas com experiências, muitos conflitos podem ser sanados pela ação de um agente experimentado na vida, trazendo avanços e melhores resultados finais”, explica Tiago de Paula.

O parlamentar também destaca que esta medida eleva “a qualidade de vida destas pessoas, já que ao se recolocarem em alguma posição dentro das empresas, poderão ter complementos de aposentadorias, ou até mesmo fontes de renda que auxiliarão de forma produtiva fazendo frente as suas necessidades. Obviamente que esta medida e o projeto visam atender a demanda dos idosos que querem e ou precisem dar continuidade na vida profissional de forma ativa, sempre respeitando e garantindo a dignidade e direitos garantidos provenientes da fase de idade idosa”.

Todas as proposituras protocoladas pelo vereador podem ser acessadas no site da Câmara. Basta clicar aqui.

Fonte: Gabinete do vereador Tiago de Paula (MDB)
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024