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Ouvidoria
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Veja a nossa sessão FAQ - perguntas e respostas frequentes:

FAQ - Perguntas e Respostas
  Relatórios Estatísticos
OUVIDORIA FÍSICA (PRESENCIAL)
Endereço:
Av. Dois de Abril, 78 | Centro | Vinhedo | SP
Horário de Atendimento:
atendimento ao público das 8h15 às 17h
Responsável:
Luciene Accorsi Amillo
Telefone:
Telefone direto: (19) 3826.7701 | WhatsApp: (19) 3826.7701
E-mail:
ouvidoria@camaravinhedo.sp.gov.br
Prazo Resposta Padrão:
30 dias

O que é a Ouvidoria da Câmara de Vinhedo?
Trata-se uma instância de participação social responsável pelo tratamento das manifestações dos cidadãos sobre os serviços públicos prestados pela Câmara de Vinhedo, com o objetivo de avaliar a efetividade das atividades oferecidas e aprimorar a gestão pública.

Na Câmara de Vinhedo, a Ouvidoria foi instituída pela Resolução nº 5 de 2021 e regulamentada pela Resolução nº 9 de 2023.
 
Entre outras atividades, a Ouvidoria:
  • Promove e atua diretamente na defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos;
  • Recebe, analisa e encaminha as manifestações as áreas competentes;
  • Informa a qual órgão é necessário se dirigir quando a questão não for de competência da Câmara de Vinhedo;
  • Auxilia a Direção Geral na tomada de medidas relativas às manifestações;
     
Em quais situações contatar a Ouvidoria da Câmara?
A Ouvidoria da Câmara Municipal de Vinhedo tem como objetivo principal atender e avaliar a efetividade das atividades oferecidas, buscando constantemente aprimorar a gestão pública. Isso inclui promover e defender diretamente os direitos dos usuários dos serviços públicos; analisar e encaminhar as manifestações para as áreas competentes; informar sobre o órgão adequado quando a questão não é de competência da Câmara de Vinhedo e auxiliar a Direção Geral nas medidas relacionadas às manifestações.
 
Como apresentar sua manifestação à Ouvidoria?
Pessoa física e jurídica podem apresentar manifestações. A solicitação poderá ser formulada pelo sistema informatizado disponível no site ou, ainda, pessoalmente, por e-mail, correios, telefone ou outro meio de comunicação acessível ao requerente.  Porém, para maior celeridade do procedimento, recomendamos que as manifestações sejam feitas, preferencialmente, pelo sistema disponibilizado nesta página ou através dos canais:

• E-mail: ouvidoria@camaravinhedo.sp.gov.br
• Telefone direto: (19) 3826.7701
• WhatsApp:
(19) 3826.7701 ou (clique aqui para ser direcionado)
• Correspondência: Av. Dois de Abril, 78 - Centro - Vinhedo - SP
• Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h, na Câmara de Vinhedo – Av. Dois de Abril, 78 - Centro - Vinhedo - SP

Formulário físico - atendimento presencial: clique aqui caso prefira preencher o formulário físico à mão e entregá-lo pessoalmente na Câmara, ou, utilize o sistema eletrônico da Ouvidoria.
 

A identidade pode ser mantida em sigilo?
Sim. A Ouvidoria da Câmara de Vinhedo assegurará ao usuário a proteção de sua identidade e demais atributos de identificação, nos termos do art. 31 da Lei 12.527, de 2011.   Além disso, a solicitação de certificação da identidade do usuário somente poderá ser exigida excepcionalmente, quando necessária ao acesso à informação pessoal própria ou fundamental para encaminhando da resposta.

Prazo de retorno da Ouvidoria:
A Ouvidoria da Câmara de Vinhedo responderá em até trinta (30) dias, a contar do seu recebimento, as mensagens que lhes forem enviadas. Poderá haver prorrogação desse prazo, por igual período, quando a complexidade do caso assim exigir.


Tipos de manifestações acolhidas pela Ouvidoria:

Denúncia: Compreende a comunicação de infrações disciplinares, crimes, atos de corrupção, violações de direitos, irregularidades na administração pública ou práticas negligentes ou abusivas de cargos e funções, cuja resolução dependa da atuação de órgãos competentes.
 
Elogio: Representa o reconhecimento ou satisfação em relação à política adotada ou ao atendimento/serviço público recebido.
 
Reclamação: Reflete a insatisfação com os serviços prestados, revelando a ineficiência de um serviço oferecido ou do atendimento recebido.

Solicitação: Consiste no pedido de informações sobre a prestação de serviços públicos.
 
Sugestão: Envolve a proposição de ideias ou formulação de propostas para o aprimoramento de políticas e serviços públicos.
 
 
CONSULTAR MANIFESTAÇÕES/SOLICITAÇÕES
PROTOCOLO:
CADASTRAR MANIFESTAÇÃO
- Envie sua dúvida, denúncia, sugestão, elogio para nosso canal da ouvidoria
 
SISTEMA ELETRÔNICO DA OUVIDORIA - Relatório Estatístico dos Pedidos
Total de Pedidos Cadastrados no Sistema: 48
Período:
à
Origem:
Total de Pedidos: 48 Pedidos Em Aberto: 0 Prazo médio de respostas (em dias): 10
Pedidos Pendentes: 0 Pedidos Em Andamento: 0 Pedidos Finalizados: 48
 
Assunto dos Protocolos
Visualizar dados em:
Assunto Quantidade Porcentagem
OUVIDORIA GERAL - DENÚNCIA 5 10,42%
OUVIDORIA GERAL - ELOGIO/AGRADECIMENTO 2 4,17%
OUVIDORIA GERAL - INFORMAÇÕES GERAIS 22 45,83%
OUVIDORIA GERAL - RECLAMAÇÃO 12 25,00%
OUVIDORIA GERAL - SERVIÇO/PROVIDÊNCIAS 7 14,58%
OUVIDORIA GERAL - SUGESTÃO 0 0,00%
 TOTAL 48
Secretarias dos Protocolos
Visualizar dados em:
Secretaria Quantidade Porcentagem
Ouvidoria CMV 47 100,00%
 TOTAL 47
Tipos dos Protocolos
Visualizar dados em:
Tipo Quantidade Porcentagem
Denúncia 5 10,42%
Dúvida 5 10,42%
Elogio 2 4,17%
Reclamação 14 29,17%
Solicitação 22 45,83%
Sugestão 0 0,00%
Outros 0 0,00%
 TOTAL 48
Seta
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