30 ABR 2021
MEIO AMBIENTE
Vereadora Nayla de Souza apresenta diferentes propostas para inovação e sustentabilidade

Parlamentar participou de curso para intercâmbio de práticas legislativas

A vereadora Nayla de Souza (PDT) elaborou essa semana uma série de proposituras voltadas à inovação e sustentabilidade. Os conteúdos foram inspirados em projetos de outras casas, que chegaram ao conhecimento da parlamentar após participar do curso "Gabinete de Inovação: Intercâmbio de práticas no Legislativo", promovido pelo Instituto Update e pelo Pacto pela Democracia, com apoio da Base.Lab, Clima de Eleição, Instituto Clima e Sociedade, Legisla Brasil, Purpose e Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).

No curso, foram tratadas práticas inovadoras de gestão pública que podem ser adotadas para promoção da sustentabilidade social e ambiental, atendendo aos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dentre as propostas que Nayla pretende que sejam adotadas em Vinhedo, está a utilização dos dados da plataforma Sistema de Estimativa de Emissão de Gases, para melhor controle pela municipalidade; e a adoção do projeto Moeda Verde, criado na cidade de Santo André, que incentiva a troca de produtos recicláveis por sistema monetário válido no comércio local ou outra forma de benefício que possa ser concedido pelo poder público.

Alguns programas já adotados na cidade de São Paulo também serão apresentados pela vereadora, como o uso de veículos movidos a biodiesel na frota do sistema de transporte público coletivo, o projeto Ecofrota; e a adoção de inspeção veicular para a frota de transporte público, a fim de controlar se a empresa concessionária do serviço está respeitando as metas do município de redução de poluentes.

Para preservação de leitos d’água e nascentes, Nayla de Souza entende como positiva a adoção da Operação Defesa das Águas, para o desenvolvimento de ações visando proteger, controlar e recuperar as áreas de interesse público, ambientais e de mananciais; e a adoção do programa Córrego Limpo, que promove intervenções em córregos urbanos a fim de despoluí-los, como por meio da detecção de despejos clandestinos de esgoto. Ambos os programas também são adotados na capital paulista.

Além disso, a vereadora vai apresentar propostas para sanar o desmatamento na cidade por meio do controle da construção irregular de moradias. As propostas serão elaboradas a partir do Banco de Boas Práticas em Sustentabilidade, criado pela RAPS.

"Vinhedo tem condições de ser referência nacional e internacional no combate às mudanças climáticas. Por isso, estou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo para planejarmos a ação municipal em torno deste tema. Além disso, vou protocolar sugestões por meio de indicações e moções, para que possamos chamar atenção ao tema", afirmou Nayla de Souza.

Parte das atividades do curso foi gravada, e está disponível no canal do Instituto Update no youtube.

Fonte: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (PDT)
Nayla de Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024