10 MAR 2021
ECONOMIA
Câmara destina R$ 1 milhão em economias para reforçar ações de enfrentamento à Covid-19
Repasse deverá ser aplicado na aquisição de equipamentos para realização de aulas online e compra de novos respiradores

O presidente Rodrigo Paixão (PDT) anunciou, na sessão realizada nesta segunda-feira (8), que a Câmara de Vinhedo disponibilizou economia de R$ 1 milhão para aplicação em ações de enfrentamento à Covid-19 no município. O montante da economia é resultado da determinação de uma gestão pautada na eficiência e economicidade, feita pela Mesa Diretiva da Casa logo no início do mandato.

“Reconhecemos os problemas decorrentes da pandemia e concordamos que todos devemos fazer esforços para auxiliar”, explicou o presidente da Câmara.

Rodrigo Paixão comentou a existência de R$ 4,5 milhões no município voltados ao combate da pandemia e esclareceu que se trata de verba alocada especialmente para custeio de atividades na área da Saúde. “Sabemos que o governo municipal possui recursos contingenciados para o combate do novo coronavírus, mas estas verbas não podem ser aplicadas em bens permanentes. Por isso, disponibilizamos nossas economias para que sejam aplicadas em duas esferas que consideramos absolutamente prioritárias: Saúde e Educação”, completou o presidente da Câmara.

Das economias da Câmara, a proposta do Legislativo é que R$ 250 mil sejam revertidos para a Saúde na compra de três respiradores. “No total, deverão ser adquiridos 6 respiradores, sendo 3 com repasse da Câmara. Ou seja, é possível aumentar o número de leitos na Santa Casa – mas defendo que precisa aumentar também leitos de urgência e emergência na UPA 24h e no PA da Capela. Mais que isso, insisto que UPA e PA retomem funcionamento regular 24 horas por dia”, declarou Rodrigo Paixão.

Os outros R$ 750 mil do repasse Legislativo estariam destinados à Educação, sendo R$ 250 mil para aquisição da Controladora (dispositivo que confere segurança na navegação e protege o sistema contra invasões) e outros R$ 500 mil para custear metade da locação de 690 Chromebooks (computadores com sistema operacional Chrome, da Google) e 23 carrinhos de recarga que serão usados pela Educação.

Etapas

Por se tratar de movimentação de recursos financeiros entre dotações diferentes, a destinação das economias do Legislativo depende da aprovação de um projeto de lei.

“Com esse investimento na Educação, conseguiremos disponibilizar as aulas online, uma reivindicação de muitas famílias com alunos inscritos na rede municipal de Vinhedo”, explica o presidente.

Após a aprovação de projeto de lei para o repasse das economias, caberá ao Executivo instalar processo para aquisição dos respiradores e controladora, assim como locação dos chromebooks e carrinhos de carga.

Vacinas

Durante a sessão, Rodrigo Paixão alertou que “de nada adianta nosso esforço se não conseguirmos vacinar efetivamente a população. Por isso, há necessidade de inserção de Vinhedo em consórcio junto a outros municípios”.

Segundo o parlamentar, o consórcio permitirá que os municípios comprem a vacina caso o Plano Nacional de Imunização do governo federal não consiga atender à demanda e não forneça doses suficientes para a população.  “A tarefa da Câmara, nesse sentido, será aprovar urgentemente um projeto de lei que permita Vinhedo ingressar na Frente Nacional de Prefeitos e participar do consórcio”, explicou

“A Câmara de Vinhedo aguarda o projeto, que deverá ser enviado com brevidade pelo Executivo”, finalizou o presidente Rodrigo Paixão.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo