19 JAN 2024
SERVIDOR PÚBLICO
Câmara Municipal retoma Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P
Uma das metas que a Câmara Municipal de Vinhedo retoma em 2024, a pedido do presidente Paulinho Palmeira (PODE), é o Programa Agenda A3P ação voluntária proposta pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

A proposta é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública estruturada em seis Eixos Temáticos prioritários, fundamentados pela política dos 5R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

A Câmara Municipal já aderiu formalmente à Agenda A3P, firmando o Termo de Adesão com o Ministério do Meio Ambiente, regulamentado pelo Ato da Presidência 5/2021.

A Comissão da A3P formada por servidores da Câmara Municipal se reuniu em dezembro do ano passado, pouco antes do recesso, e retoma as atividades neste início de ano, quando serão definidas as metas a serem alcançadas para o período de 2024 com base no compromisso para:

I - promover a reflexão sobre os problemas socioambientais no âmbito da INSTITUIÇÃO;
II - estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, a fim de maximizar a eficiência dos serviços prestados;
III - garantir a gestão integrada de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta; e
IV - melhorar a qualidade do ambiente do trabalho.

Na reunião foram apresentadas várias ideias que serão melhor formatadas e apresentadas ao presidente Paulinho Palmeira (PODE), incentivador da reativação do Programa na Casa de Leis.

“Todos devem se envolver com a causa do meio ambiente: pessoas, empresas e órgãos públicos e essa Câmara Municipal vai dar sim a sua contribuição à causa ambiental”, afirma o presidente Paulinho Palmeira.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024