06 NOV 2023
CAMPANHA LAÇOS
Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata
Aderindo à campanha nacional ‘Novembro Azul’, a Câmara de Vinhedo dedica este mês à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em paralelo, outros cuidados com a saúde masculina também são incentivados no período, como a realização de exames, a prática de exercícios físicos e a redução no consumo de álcool.

O câncer de próstata é a segunda causa de óbito por câncer entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. Para o triênio de 2023 a 2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê 71,7 mil novos casos em cada ano.

“O diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento. Em nota técnica, a pasta ressalta, ainda, que o rastreamento – exames de rotina – não é indicado para pessoas assintomáticas.  No entanto, se o homem tem histórico de câncer na família ou fatores de risco, o rastreamento de rotina pode ser indicado caso o médico avalie a necessidade”, informa o Ministério da Saúde.

No site, encontra-se na íntegra a propositura protocolada nesta legislatura a respeito do câncer de próstata. Clique aqui para acessar.

Legislação estadual e federal

No âmbito federal, a Lei 13.045/2014 assegura que o SUS realizará exames de detecção precoce do câncer de próstata com indicação médica. Já no Estado, há leis que determinam datas para a campanha Novembro Azul (Lei 15.430/2014), para o Dia Estadual de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata (Lei 14.195/2010) e para o Dia Estadual da Saúde do Homem (Lei 16.216/2016).

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo