Março é reconhecido como o Mês das Mulheres devido ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. A conscientização a respeito da endometriose é outro assunto abordado no mês e que diz respeito ao universo feminino. Essa doença causa dores intensas, podendo levar à infertilidade e impactando significativamente a qualidade de vida.
De acordo com informações da
ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a endometriose afeta 10% da população feminina no Brasil, sendo mais comum na faixa etária entre os 26 e 35 anos. Os principais sintomas da endometriose são: cólicas menstruais severas, dor durante as relações sexuais, inchaço na barriga, cansaço excessivo, dor ao urinar e alterações no ciclo menstrual.
O diagnóstico é feito através da avaliação dos sintomas, do exame pélvico, dos exames de imagem – como ultrassom pélvico ou transvaginal – e da ressonância magnética. Além disso, buscar acompanhamento médico regular e discutir abertamente sobre a saúde ginecológica são passos essenciais para o cuidado preventivo, essencial para maior êxito no tratamento.
Lei sobre o tema na Câmara de Vinhedo
Em novembro de 2022, a Câmara aprovou um projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Luta contra a Endometriose.
Clique aqui para acessar a Lei na íntegra.
--
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo