21 FEV 2024
CAMPANHA LAÇOS
CAMPANHAS
SAÚDE
Dando continuidade à campanha Fevereiro Laranja, Câmara entrega informativos sobre leucemia à Secretaria de Saúde
A Câmara de Vinhedo recebeu o secretário municipal de Saúde, Milton Ribolli, na abertura da 126ª Sessão Ordinária para realizar a entrega oficial de flyers informativos da campanha Fevereiro Laranja. Todos os vereadores da Casa estiveram presentes no ato. O material foi produzido pela Câmara com o objetivo de cooperar com a Prefeitura e Secretaria de Saúde na conscientização sobre o tema.

Antes da sessão, o secretário foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Palmeira (PODE), no Gabinete da Presidência para tratarem sobre o tema. “É muito importante essa parceria entre Legislativo e Executivo para levar temas relevantes ao conhecimento da nossa comunidade. Agradeço a presença do Secretário Milton Ribolli nesta sessão ordinária e o trabalho de divulgação do tema de Fevereiro Laranja em toda a Rede Pública da Saúde”, afirma o presidente da Câmara.

O foco das informações contidas no flyer é o incentivo à doação de medula óssea para o tratamento de leucemia. Nele, há orientações sobre como se tornar um doador e a respeito dos sintomas. O transplante de medula óssea é o tipo de tratamento recomendado em casos de leucemia grave. O flyer está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Vinhedo para acesso livre pela população.

Como se tornar um doador de medula óssea

Estima-se que a chance de encontrar um doador de medula compatível seja de 1 em 100 entre doadores aparentados e 1 em 100 mil entre não aparentados. Sendo assim, a divulgação do tema tem como objetivo aumentar a base de doadores para que as chances de compatibilidade sejam maiores.

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao Hemocentro mais próximo, realizar um cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e coletar uma amostra de sangue (10 ml) para exame de tipagem HLA. O doador deve ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue e levar um documento de identificação oficial com foto.

Clique aqui para mais informações.

Campanha Laços

Mensalmente, a Câmara de Vinhedo promove a Campanha Laços, que trata sobre a conscientização de assuntos debatidos nacionalmente e relacionados à saúde, segurança e bem-estar. Além da campanha Fevereiro Laranja, há outras como a de Setembro Amarelo, de combate ao suicídio, e a de Outubro Rosa e Novembro Azul, de combate ao câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente.

A 126ª Sessão Ordinária está disponível na íntegra no vídeo abaixo e no canal da Câmara no YouTube.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo