O vereador Tiago de Paula (MDB) protocolou a
Moção de Apelo nº 1226/2023 pedindo à Prefeitura que implemente, junto aos programas do Estado de São Paulo, escolas cívico-militares no município de Vinhedo em 2024. A moção foi aprovada por 10 votos favoráveis e dois contrários.
“Destinados a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o projeto de gestão compartilhada consiste em uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública. As duas realizam ações conjuntas a fim de proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública, além de construir estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar”, afirma o parlamentar.
O vereador também comenta que “a excelente performance dessas escolas nos índices do Ministério da Educação tem relação direta com o modelo de gestão. Em Goiás, por exemplo, das 10 primeiras escolas no ranking do ENEM nos últimos anos, 6 são Escolas Cívico-Militares. Podemos encontrar outro exemplo positivo na cidade de Anápolis que, em 2011, passou ter uma Escola Cívico-Militar. O resultado foi rápido. A pontuação do IDEB era 4,7 e passou a ser 7,5. Desde então, a escola vem evoluindo cada vez mais”.
“No início do ano de 2019, Brasília implementou a gestão compartilhada em 4 colégios públicos e, neste curto período, já é possível observar inúmeras melhorias. O resultado é positivo para todos (professores, militares, pais e alunos), que confirmaram o avanço do ensino pedagógico da escola. Hoje, com os militares nos colégios, as notas aumentaram, os pais e diretores estão mais seguros da educação das crianças e a administração da escola está sendo bem avaliada por todos”, completa.
Todas as proposituras protocoladas pelos vereadores podem ser encontradas no site da Câmara.
Basta clicar neste link.