20 SET 2023
CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
PALESTRA
Câmara de Vinhedo realiza palestra sobre a campanha Setembro Amarelo
Na tarde dessa terça (19), a Câmara de Vinhedo realizou uma palestra com voluntárias do Centro de Valorização da Vida (CVV) sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida. A apresentação faz parte da campanha institucional Setembro Amarelo. O evento contou com a participação do presidente da Casa, vereador Paulinho Palmeira (PODE), da vereadora Inês (MDB) e dos vereadores Mazinho (PSC) e Thiago Marra (PSDB). O secretário de Saúde de Vinhedo, Milton Ribolli, também esteve presente.

Durante a apresentação, as voluntárias explicaram sobre o funcionamento do CVV, que é uma associação civil, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, que promove apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar por telefone, e-mail ou chat, 24 horas todos os dias. O telefone de atendimento é o 188, e a conversa é totalmente sigilosa.

O lema do CVV da campanha Setembro Amarelo 2023 é “Acolher é cuidar”. Entre os temas abordados, as voluntárias pontuaram formas de acolher pessoas que estão passando por conflitos emocionais, como a prática da escuta empática. Por outro lado, elas alertaram para práticas que prejudicam o acolhimento de quem precisa de ajuda, como a escuta desatenta e o julgamento ou reações emotivas muito fortes.

“Precisamos, de fato, nos valorizar, ficar bem e cuidarmos de nós mesmos para termos condições de cuidar de outras pessoas E vocês mostraram como ter paciência e ouvir a pessoa do outro lado são bons sinais. Obrigado por nos acender a luz novamente, nos fazer pensar e relembrar como lidar com algumas situações do dia a dia”, disse o presidente da Câmara, Paulinho Palmeira.

Mais fotos da palestra estão disponíveis neste link.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
19/09/2023
Palestra - Setembro Amarelo 2023
No dia 19/09, às 14h, no plenário da Câmara, aconteceu a palestra "Setembro Amarelo - Valorização à Vida", organizado pelo CVV.