19 OUT 2023
SAÚDE
Com apoio da Câmara, Vinhedo promove ação de saúde das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul no dia 28, sábado
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

A Praça Sant’Ana será o local da Feira da Saúde no dia 28 de outubro, sábado, das 9h às 14h. O evento consiste em iniciativas de saúde, bem-estar e lazer relativas às campanhas Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e cuidados com a saúde da mulher, e Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde masculina.  A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Vinhedo, Câmara Municipal, Acivi, Lions Clube de Vinhedo e Instituto Ser com Amor. A participação é gratuita e aberta à população.

A Prefeitura informa que, entre as atividades programadas, estão a caminhada do Instituto Ser Com Amor até a Praça Sant´Anna, sessão de alongamento, apresentação do Coral da Nova, palestra sobre a Maria da Penha, apresentação do canil da Guarda Civil de Vinhedo, roda de conversa, apresentação de capoeira, karatê e taekwondo, batalha de hip hop temática e performance do Grupo Passinho de Garagem. Durante o evento também haverá auriculoterapia, aferição de pressão e dextro (teste para diabetes) em parceria com Lions Clube, e orientação e solicitação de mamografia quando indicado.

No Legislativo municipal, a Procuradoria Especial da Mulher tem a função de promover a igualdade de gênero atuando, também, em temas relacionados à saúde e bem-estar da mulher. Por sua vez, a Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Esportes (CSECE) tem a competência de avaliar proposições e matérias relativas ao sistema de saúde do município, programas de proteção ao idoso e à mulher, ao esporte, à recreação e ao lazer – temas que vão ao encontro da Feira da Saúde.

Quanto às ações institucionais, a campanha Outubro Rosa foi iniciada na Câmara durante a 113ª Sessão Ordinária, a primeira do mês, realizada no dia 02. Da mesma forma, o Novembro Azul será lançado na primeira segunda-feira de novembro, integrando a Campanha Laços, mensalmente promovida pela Casa.

Confira abaixo a programação completa da Feira da Saúde:

8h – Concentração para a caminhada no Instituto Ser Com Amor, localizado na Rua 09 de julho, nº 763 – Planalto
8h15 – Sessão de alongamento
8h30 – Início da caminhada
9h – Chegada à Praça Sant´Anna
9h30 – Abertura do evento
10h - Charanga da Corporação Musical de Vinhedo
10h30 – GCM Katia abordará sobre o tema Maria da Penha
10h45 – Apresentação do canil
11h – Roda de conversa com o Instituto Ser Com Amor
12h – Apresentação de capoeira, karatê e taekwondo
12h45 – Encerramento com a performance do Grupo Passinho de Garagem de Vinhedo