28 MAR 2024
CIDADANIA
PALESTRA
SAÚDE
Conscientização sobre ansiedade é tema de palestra realizada na Câmara nesta quinta
A Câmara de Vinhedo recebeu o psicólogo e o psicanalista Anderson Ceraso para uma palestra sobre ansiedade, uma das complicações relacionadas à saúde mental mais comum atualmente. Na apresentação, realizada na manhã desta quinta (28), Anderson também abordou outros aspectos relacionados ao tema principal, como comportamentos da atualidade que agravam a ansiedade, por exemplo, o uso excessivo de redes sociais e a comparação com o estilo de vida apresentado por outras pessoas.

O presidente da Casa, vereador Paulinho Palmeira (PODE), e servidores da Câmara assistiram à palestra. “Esta é uma ação da Casa e nós sabemos o quanto aumentaram os níveis de estresse e ansiedade, especialmente em decorrência da pandemia recente que impactou a saúde e o bem-estar das pessoas. Reconhecemos que enfrentar esses desafios é fundamental para garantir o apoio necessário à nossa população. Além disso, é crucial promover um ambiente de diálogo aberto e compreensão sobre a ansiedade e outros problemas de saúde mental, para que todos se sintam confortáveis em buscar ajuda quando necessário”, diz o presidente.

Agenda A3P e incentivo à saúde mental

A palestra é uma iniciativa da comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na Câmara de Vinhedo. A A3P é um programa de nível federal, adotado pelo Legislativo municipal, que visa implementar práticas de responsabilidade socioambiental em órgãos e entidades públicas. A Agenda é dividida em eixos temáticos, e as discussões relativas à saúde mental se enquadram no eixo denominado Qualidade de vida no ambiente de trabalho. Em fevereiro deste ano, a Agenda A3P deu iniciativa à discussão sobre o tema com a palestra da psicóloga Juliana de Jesus.

A apresentação do dia 28 de março também faz parte de uma série de ações promovidas pela Câmara para incentivar o respeito e o cuidado com a saúde mental entre os servidores. Nos últimos anos, a Casa­­ tem promovido campanhas e eventos sobre o assunto, como a campanha Setembro Amarelo em 2023, que contou com a palestra de voluntárias do Centro de Valorização da Vida (CVV), e a campanha Janeiro Branco 2023, com realização da palestra Comportamentos Mágicos do Sucesso.

Confira as fotos da palestra na galeria abaixo.

Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

Palestra - Conscientização sobre Ansiedade
A Câmara de Vinhedo recebeu o psicólogo e o psicanalista Anderson Ceraso para uma palestra sobre ansiedade, uma das complicações relacionadas à saúde mental mais comum atualmente. A apresentação foi realizada no plenário, no dia 28 de março.