Segundo dados do Painel de Monitoramento da Dengue da Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo, divulgados nesta sexta-feira (03), a unidade federativa registra 581 mortes causadas pela doença em 2024; uma delas em Vinhedo. Outros 679 óbitos estão sendo investigados em território paulista. Diante da epidemia que continua, a Câmara Municipal deu início, nesta segunda-feira (29), a fase dois da campanha contra a enfermidade, em uma parceria com a Prefeitura.
Na primeira etapa, também juntamente com o Executivo vinhedense, foi trabalhado o mote “10 Minutos contra a Dengue”. A ideia foi reforçar que, pelo menos uma vez por semana, em um curto intervalo de tempo, é possível dar uma geral em casa e nos arredores, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Agora, o objetivo é mostrar que os esforços também podem ser feitos de forma rápida e prática diariamente, dentro da rotina de cada um, antes de ir para o trabalho, na hora do almoço ou ao final do dia. Para quem não consegue separar dez minutos uma vez por semana, pode diluir esse tempo um pouco a cada dia.
Além disso, nesta fase serão abordados mitos e verdades que giram em torno da doença e do mosquito, pois há ainda muitos boatos e dúvidas que atrapalham o combate a essa enfermidade.
As dicas abordam os seguintes temas: lixo; vasos de planta; calhas e ralos de casa; garrafas pet, potes e vasos; sucata e entulho; depósitos de água, como caixas d´água; e piscinas e lagos. Já o quiz contempla curiosidades desde o horário em que o mosquito mais atua até quando a dengue hemorrágica pode acontecer.
Dengue em SP
Os casos confirmados em território paulista já chegam a 879.226. A Secretaria estima ainda 1.074.50 casos prováveis da doença, sob acompanhamento, e 195.281 em investigação. Acompanhe
aqui os números da dengue disponibilizados pelo Executivo estadual no Painel de Monitoramento.
Dengue em Vinhedo
De acordo com Boletim Epidemiológico da Prefeitura, divulgado nesta terça-feira (30), foram confirmados 1.915 casos no município, sendo 1.868 autóctones (quando a pessoa contraiu a doença no próprio município) e 47 importados. Outros sete pacientes aguardam resultados.
--
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo