15 MAR 2021
SAÚDE
Vereador Rubens Nunes apresenta Moção de Apelo para que o prefeito Dario Pacheco utilize R$ 4,7 milhões das emendas impositivas para adquirir até 81 mil vacinas contra Covid-19

O vereador Rubens Nunes (PODE), presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura e Esportes da Câmara, apontou nesta sexta-feira, 12, uma solução financeira para que a Prefeitura possa adquirir até 81 mil unidades de vacina contra a Covid-19, para imunizar a população local. Os recursos apontados pelo parlamentar, R$ 4.698.754,28, fazem parte das Emendas Impositivas feitas pelo próprio Legislativo ao orçamento municipal deste ano.

A proposta, por meio de uma Moção de Apelo, foi apresentada durante sessão extraordinária da Câmara. “Todos estamos vendo a dificuldade do governo federal no envio das vacinas. Vinhedo ingressou no consórcio de municípios e poderá comprar os imunizantes. O que eu fiz foi apresentar uma Moção de Apelo para que o prefeito Dr. Dario utilize os recursos das emendas impositivas. Basta o prefeito querer”, destacou o vereador Rubens Nunes.

Conforme explicou o parlamentar, no total são R$ 5.318.907,87 em emendas impositivas ao orçamento municipal deste ano. A ideia é utilizar R$ 4.698.754,28, uma vez que sete emendas, que somam R$ 620.153,59, já são direcionadas à Santa Casa e para aquisição de equipamentos para o laboratório municipal, de forma que terão o seu objeto inicial mantido.

“Numa pesquisa rápida, verificamos que o governo federal pagou R$ 58,00 a unidade da Coronavac, do Butantan. Com esse valor como parâmetro, estamos falando em 81 mil imunizantes. Como são necessárias duas doses, Vinhedo poderia, com esse investimento, vacinar 40,5 mil pessoas. Lembrando que, até o momento, vacinamos somente 1.640 pessoas com duas doses. Não tenho dúvida de que esse é o caminho”, prosseguiu Rubens Nunes.

A Moção de Apelo foi assinada ainda pelos vereadores Márcio Melle (PSDB), Paulinho Palmeira (PODE), Thiago Marra (PSDB), Mazinho (PSC), Val Souza (Republicanos) e Rodrigo Luglio (Solidariedade).

As vacinas contra o coronavírus vêm se mostrando eficazes e reduzindo de forma considerável a contaminação em países como Israel, que atingiram alto percentual de moradores imunizados. “O governo federal não demonstrou eficiência na aquisição e distribuição da vacina, motivo pelo qual o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a compra pelos municípios, e Vinhedo já tem autorização para um protocolo de intenções neste sentido. É utilizar esses recursos e agir rápido no âmbito do consórcio para garantir a imunização de toda a população vinhedense”, concluiu Rubens Nunes.

Fonte: Gabinete do vereador Rubens Nunes (PODE)
Rubens Nunes
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024