21 MAR 2024
CAMPANHA LAÇOS
CAMPANHAS
CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
Câmara de Vinhedo lança campanha de conscientização sobre deficiências ocultas
Durante a 132ª Sessão Ordinária, realizada nesta quarta (03), a Câmara de Vinhedo lança a campanha Vinhedo Inclusiva - Deficiências Ocultas com o intuito de estimular a conscientização sobre deficiências que não são facilmente identificáveis externamente. O objetivo da iniciativa também é promover o uso do cordão de girassol. Este é um item de identificação de pessoas com deficiência oculta. Porém, logo de início, surge a dúvida: “Por que uma pessoa com deficiência oculta precisa ser identificada?”. A resposta tem a ver com a garantia de direitos. O cordão de girassol sinaliza a necessidade de prioridade, atenção direcionada e socorro emergencial em situações de risco. Assim, é possível evitar que pessoas com deficiências ocultas fiquem expostas a níveis de estresse que gerem crises, entre tantas outras situações que podem ser prevenidas.

Uso do colar com o RG

O cordão de girassol pode ser complementado com o uso da carteira de identidade. Conforme o Decreto Nacional 9.278/18, é possível solicitar a inclusão de símbolos, no RG, que identifiquem condições específicas que possam preservar a saúde ou salvar vidas. Essa modalidade de RG pode ser obtida na unidade do Poupatempo em Vinhedo.

Trabalho conjunto

A acessibilidade para pessoas com deficiências ocultas é uma responsabilidade compartilhada entre o Poder Público e a sociedade. Ambos devem desempenhar seus papeis, garantindo que cada um contribua em sua esfera de atuação. A pessoa com deficiência oculta pode contribuir para esse objetivo ao se tornar identificável, facilitando assim o acesso aos seus direitos.

Como emitir a Carteira de Identificação?

Há duas formas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista:

– Digital: acesse o Portal CipTEA (ciptea.sp.gov.br), criado pela Prodesp, preencha o cadastro e anexe o relatório médico deste link e a foto de rosto. Quando aprovada, a carteira fica disponível para download e impressão.
– Presencial: 26 postos do Poupatempo fazem a emissão gratuita do documento e contam com salas sensoriais para o atendimento. Para realizar, é necessário o agendamento, o passo a passo segue logo a baixo.

Para o caso de outras deficiências ocultas, sejam elas deficiências relacionadas ao aspecto físico, auditivo, visual, mental ou múltiplo:

No site do Poupatempo, em Serviços mais acessados, clicar em opção 3 – Obter 2ª via do RG > documentação necessária > copiar o link indicado, que será o laudo médico > iniciar > confirme quem precisa fazer o RG, você, mais dependentes ou somente dependentes > agende e selecione o melhor local, data e horário > confira e complemente os dados do responsável pelo agendamento e também dos dependentes (caso tenha selecionado a opção) > Emissão de Protocolo.

Levando no dia o laudo médico;
link: https://www.poupatempo.sp.gov.br/imagens/iirgd/2019_Formulario_CID_IIRGD.pdf

E a certidão de nascimento ou casamento você consegue tirar também a 1ª via do RG, caso você ainda não tenha.

Entidades que estão participando da campanha Cordão Girassol:

Representantes da Ampliart, da Associação de Pais Banespianos de Excepcionais (APABEX), do CEIVI, do Centro Dia, da Clínica Espaço Saúde Vinhedo, do Espaço Motricita, do Espaço Terapêutico Colorê e do LarCab estiveram da reunião. A secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, o secretário de saúde, Milton Ribolli, e a representante da Secretaria de Assistência Social, Elaine Camargo, também participaram do encontro, bem como o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Silvio Torrezin.
22/03/2024
Reunião de Alinhamento - Campanha Cordão de Girassol
No dia 21 de março, a Câmara de Vinhedo recebeu associações, entidades e clínicas para uma reunião de alinhamento a respeito de uma campanha sobre deficiências ocultas promovida pelo Legislativo municipal junto a Prefeitura, instituições sociais da cidade e demais parceiros. O presidente da Casa, vereador Paulinho Palmeira (PODE), conduziu a apresentação do projeto inicial, elaborado pela equipe de Comunicação Institucional da Câmara.