03 DEZ 2023
CAMPANHAS
CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado neste domingo
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa da ONU que busca promover a conscientização e mobilizar apoio para a dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência em diversas esferas sociais. Este momento destaca a necessidade de uma sociedade justa e acessível para todos.

As barreiras físicas e sociais enfrentadas por pessoas com deficiência devido à falta de acessibilidade são ressaltadas neste dia com o objetivo de destacar a importância de remover tais obstáculos, criando ambientes acessíveis nos quais todos possam contribuir e realizar seu potencial.

Deficiência, conforme definicação ONU, refere-se a impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Segundo a Organização, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual. Trata-se de um quantitativo que, entre outros motivos, evidencia a importância do tema. O mercado de trabalho, o esporte e a educação são exemplos de setores enfáticos cuja inclusão de PCDs tem grande impacto social.

Proposituras sobre o tema na Câmara
Algumas proposituras com pedidos e propostas relacionadas a acessibilidade foram protocoladas pelos vereadores durante a 18ª Legislatura da Câmara. Acesse esses documentos na íntegra, de acordo com as palavras-chave relacionadas ao tema, clicando nos links: Pessoa com Deficiência e acessibilidade.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo