08 MAR 2024
CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
DENGUE
SAÚDE
Material de divulgação da campanha 10 minutos contra a dengue começa a ser distribuído na cidade
Além da divulgação pela internet, a campanha 10 minutos contra a dengue começa a ser divulgada em Vinhedo através de cartazes, folders e outdoors a partir da próxima segunda-feira. Os folhetos serão entregues a estudantes da Rede Municipal de Educação, em residências e no comércio pela Vigilância Sanitária municipal. A proposta é incentivar que cada pessoa dedique 10 minutos da semana para destruir possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas casas.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho Palmeira (PODE), esteve na Prefeitura na tarde desta sexta para receber parte do material que será distribuído, também, pelo Legislativo municipal. Na ocasião, o presidente, o prefeito Dr. Dario, a secretária municipal de Educação e o secretário de Saúde gravaram um vídeo institucional sobre a iniciativa.

"A dengue exige uma forte ação de combate, e as secretarias municipais de Saúde e Educação estão com uma ação que tem todo o apoio da Câmara Municipal. Estamos unidos contra a dengue", enfatiza o presidente Paulinho.

O objetivo é promover uma intensa divulgação em Vinhedo. Quanto mais pessoas adotarem medidas para combater os criadouros, maior as chances de redução dos casos de dengue. Agindo uma vez por semana, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias.

A iniciativa se baseia na experiência de Singapura, onde o país foi capaz de interromper o pico de uma epidemia de dengue com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, com a limpeza de possíveis criadouros.

Entenda a proposta da campanha­­

Nos folhetos que serão entregues há um checklist de ações semanais a serem feitas dentro de casa. A ideia é que o munícipe vá cumprindo a missão e marcando cada etapa concluída. Entre elas está a vedação da caixa d´água e limpeza de calhas – que deverá ser uma ação em família, a verificação da bandeja da geladeira sem água e necessidade de se virar garrafas vazias e baldes com a boca para baixo.

Mas, além dos folhetos, quem quiser também pode baixar o checklist completo neste link, e criar a própria rotina como agente residencial contra a dengue.

Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

Paulinho Palmeira