06 MAR 2024
CAMPANHAS
CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
Câmara e Prefeitura lançam campanha conjunta contra dengue
Ação orienta população a dedicar 10 minutos por semana contra o mosquito vetor

Começa a ganhar as ruas uma campanha contra a dengue elaborada em conjunto pela Câmara e Prefeitura de Vinhedo. A ação quer mobilizar todo cidadão a dedicar pelo menos 10 minutos por semana na luta contra o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa se baseia na experiência de Singagura, onde o país foi capaz de interromper o pico de uma epidemia de dengue com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, com a limpeza de possíveis criadouros.

Já se sabe que o mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das residências. Agindo uma vez por semana, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e poupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas ações.

A campanha, chamada de “10 minutos contra a dengue”, vai contar com outdoors, folhetos e cartazes, além de material para as redes sociais e informes em carros de som.

O que fazer?

A tarefa contra a dengue não muda. Ela se repete anualmente e, certamente, todos já sabem que o perigo está em água limpa e parada, somada à força de reprodução do mosquito Aedes aegypti em dias mais quentes. No entanto, mais que saber é preciso agir.

Nos folhetos que serão entregues aos estudantes está um checklist de ações semanais a serem feitas dentro de casa. A ideia é que o aluno vá cumprindo a missão e marcando cada etapa concluída. Entre elas está a vedação da caixa d´água e limpeza de calhas – que deverá ser uma ação em família, a verificação da bandeja da geladeira sem água e necessidade de se virar garrafas vazias e baldes com a boca para baixo.

Mas, além dos folhetos, quem quiser também pode baixar o checklist completo neste link, e criar a própria rotina como agente residencial contra a dengue.

--
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo e Prefeitura de Vinhedo