22 ABR 2024
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Vereadora Nayla cria lei e conquista verba para Educação
A vereadora Nayla de Souza (REDE), autora da Lei de Conectividade Informacional (Lei nº 4.023/2021), retoma conquistas relacionadas à adoção de ferramentas de tecnologia na Educação Municipal. A referida lei foi elaborada “com o objetivo de ampliar a inclusão digital e o acesso de estudantes das escolas públicas de Vinhedo às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), combatendo a desigualdade na Educação e incentivando a adaptação da Rede Municipal de Ensino às mudanças tecnológicas", relembra a parlamentar.

Visando a ampliação digital, a vereadora Nayla também retoma a conquista da verba federal de R$ 200 mil através da Emenda 41320008/2022, de autoria da deputada federal Tábata Amaral. O recurso permitiu a compra de 25 chromebooks, 26 notebooks, três carrinhos de recarga e três projetores interativos, informa o gabinete da vereadora.

"Fazer a Lei é importante, mas acredito que meu trabalho não para por aí, é preciso ir além para que a Lei saia do papel. Infelizmente, ainda não há escolas com um computador para cada aluno e para cada professor e nem projeto de letramento digital. Por isso, conquistar essa verba para investir nos equipamentos foi fundamental", comenta.

A parlamentar ainda ressalta que “o objetivo da Lei é proporcionar o que há de mais moderno para nossas crianças, jovens e adultos em formação. Eu entendi que há um desejo das diretoras, dos gestores e professores em uma expansão das ferramentas tecnológicas e trabalhei para tornar possível essa realidade". Os equipamentos já foram adquiridos pela Secretaria de Educação e serão distribuídos entre escolas de ensino fundamental I e II do município, informa Nayla de Souza.

Diagnóstico em escolas municipais

Em 2021, Nayla de Souza visitou centros educacionais da cidade para conversar com os gestores escolares a fim de diagnosticar a situação da conectividade informacional no ambiente escolar. Para ela, “as visitas foram importantes para acompanhar a situação real dos centros educacionais para pensarmos em melhorias para a nossa rede municipal, já que muitas escolas têm dificuldades de conexão, falta de computadores e suporte tecnológico”.

Todas as leis municipais podem ser encontradas neste link.

Fonte e texto: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (REDE)

Nayla de Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024