07 MAI 2024
ENSINO PÚBLICO
ESCOLAS MUNICIPAIS
INAUGURAÇÕES
Vereadores participam da entrega de reforma da EM Prof. André Franco Montoro, na Capela
Fundada em 2001, a Escola Municipal Professor André Franco Montoro, localizada no Jardim Von Zuben, na Capela, passou por obra de reforma e revitalização concluída e entregue em cerimônia realizada na tarde de ontem (06). O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vinhedo, o vereador Paulinho Palmeira (PSD), das vereadoras Inês Diogo (MDB) e Nayla Souza (REDE) e dos vereadores Luiz Vieira (REDE), Márcio Melle (PSD), Mazinho (MDB), Nilton Braghetto (PRD), Pastor Léo Fernandes (PRD), Rubens Nunes (PL), Thiago Marra (PODEMOS) e Val Souza (Republicanos), juntamente com o prefeito dr. Dario Pacheco, com o secretário de Educação, Rogério Machado, e com dirigentes e outros funcionários da instituição.

Diante da comunidade de alunos, professores e familiares, a entrega teve ainda a apresentação da Fanfarra Municipal da Capela, banda de músicos formada por estudantes de escolas públicas da região.

“Marcado pela emoção da diretora Agma Mota, que lembrou toda trajetória da reforma, a cerimônia de entrega da revitalização foi linda, com apresentação dos alunos da fanfarra e homenagens a todos os que colaboraram durante o período das obras, inclusive o Ceprovi*. Parabenizo a prefeitura e todos da unidade de ensino, principalmente os alunos, que acabam de ganhar uma ´nova escola´, realçando a importância da educação na nossa cidade”, afirma o presidente da Câmara, vereador Paulinho Palmeira.

Com um investimento total estimado em mais de R$ 2,5 milhões, de acordo com a Prefeitura, a EM Professor André Franco Montoro passou por obras em duas etapas. Na primeira, o foco foi a reforma estrutural e elétrica, enquanto na segunda fase houve melhorias no prédio e na quadra. Os trabalhos começaram em dezembro do ano passado.

Escolas de cara nova

A entrega dessa segunda-feira (06)  faz parte de uma série de reformas realizadas em instituições municipais de ensino de Vinhedo. Em abril, houve a reinauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Saci Pererê, situado no Jardim Bela Vista, na Capela, e da EM Ricardo Junco Neto, na Vila João XXIII.

Segundo o Executivo municipal, as obras no CEI se concentraram na revitalização da quadra de esportes, com instalação de um muro ao redor, colocação de canaletas, reforma do piso e troca das traves. Já na escola Ricardo Junco Neto, conforme informações da Prefeitura, houve a troca de todo o telhado da unidade e melhorias tanto na estrutura do prédio quanto na quadra esportiva.

Trabalho parlamentar relacionado às reformas das escolas

Ao longo da 18ª Legislatura, a necessidade de manutenção e revitalização das escolas municipais foi constantemente abordada pelos vereadores em proposições destinadas ao Executivo e em falas durante as sessões ordinárias. Foram protocoladas cerca de 20 proposituras  que tratavam de melhorias para a Escola Municipal Franco Montoro. Em 2021, os vereadores aprovaram por 11 votos favoráveis e nenhum contrário o Projeto de Lei nº 54/2021, que autorizava a Prefeitura a celebrar convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a realização da reforma e manutenção de tal unidade escolar.

O pedido de reformas e melhorias de demais escolas estão disponíveis neste link. Emendas impositivas com verbas para a revitalização das unidades de ensino e outros investimentos educacionais também foram endereçados pelos parlamentares. Tais encaminhamentos de verba podem ser encontradas nos projetos de lei do orçamento do município para 2023. Basta buscar pelas palavras-chave “escola” no Projeto de Lei nº 118/2022.

Todas as proposituras protocoladas pelos vereadores podem ser encontradas no site da Câmara. Basta clicar neste link.

*Ceprovi (Centro de Educação Profissional de Vinhedo).

Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024