Os vereadores Tiago de Paula (MDB) e Pastor Léo Fernandes (PTB) protocolaram a
Moção de Apoio nº 893/2023, direcionada ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pelo planejamento de implementar o modelo de Escola Cívico-Militar na Rede Estadual de Educação e Ensino. A moção foi aprovada durante a 108ª Sessão Ordinária.
“O Estado de São Paulo pretende apresentar a estruturação do Modelo Estadual do Programa de Escola Cívico-Militar no início do mês de outubro. A intenção é colocar a iniciativa em prática para o ano letivo de 2024 e ganhar fôlego a cada novo ano do mandato, de acordo com apuração da Gazeta do Povo”, pontuam os parlamentares.
Na moção, os vereadores elencam algumas medidas adotadas por este modelo de escola, tais como: o conteúdo acadêmico da sala de aula é o mesmo de uma escola regular; ensina-se o hino nacional, a marchar e a posição de sentido; quando há espaço na grade curricular, os militares ensinam civismo, cidadania e valores nacionais; e os militares atuantes nessas escolas são da reserva das Forças Armadas, não ficam dentro de sala, mas fiscalizam os corredores e recebem os alunos.
Todas as proposituras protocoladas na Câmara podem ser encontradas
neste link.