05 JUN 2023
CAMPANHA LAÇOS
CAMPANHAS
CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
Junho Vermelho: mês de incentivo à doação de sangue
Em consonância com ações de saúde realizadas em todo o país, a Câmara de Vinhedo apoia a campanha Junho Vermelho. O objetivo é incentivar a população da cidade a doar sangue neste mês simbólico e a adquirir o hábito para todo o ano.

Em cada transfusão, um voluntário pode doar até 450 ml de sangue, quantidade que pode ser usada para atender até quatro pessoas. E a recuperação do doador é rápida: em um dia o organismo recompõe a quantidade que foi retirada.

O sangue doado pode atender vítimas de acidentes e queimaduras, casos cirúrgicos, bem como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam da transfusão para o tratamento. A utilidade sangue coletado é ampla, por isso a grande importância dessa ação de solidariedade.

Onde doar: Vinhedo e região

Em Vinhedo, o Clube Rocinhense será ponto de coleta de sangue no dia 14 de junho, das 8h30 às 12h.

Outros locais próximos para a coleta de sangue são:
Posto Unicamp – Hemocentro (Rua Carlos Chagas, 480, Barão Geraldo)
Posto Mário Gatti - Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (Av. Prefeito Faria Lima, 340 Pq. Itália)
Posto Sumaré - Hospital Estadual de Sumaré (Av. da Amizade, 2400 Jardim Bela Vista – Sumaré)
Posto Piracicaba – Hemonúcleo (Avenida Independência, 953, Bairro Alto – Piracicaba).

Mais informações sobre a doação em cada local no site do Hemocentro Unicamp.

Requisitos para doação de sangue

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos (no caso de pessoas entre 60 e 69 anos, é necessário já ter doado alguma vez para repetir o procedimento); ter mais de 50kg; se for menor de 18 anos, apresentar consentimento formal dos pais; e, no momento da doação, apresentar documento de identificação com foto.

Propositura sobre o tema

Nesta legislatura, presidente da Câmara, vereador Paulinho Palmeira (PODE), protocolou a Indicação nº 1584/2021 sugerindo à Prefeitura a criação de campanhas de conscientização sobre a importância da doação de sangue em todas as escolas da cidade.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo