O vereador Tiago de Paula (MDB) protocolou as Moções de Apelo
nº 302/2023 e
nº 303/2023 pedindo à Prefeitura e ao Governo do Estado de São Paulo, respectivamente, que enviem esforços e recursos para disponibilização imediata e com urgência de vagas de UTI Pediátrica e UTI Neonatal para atender à crescente demanda no município, ainda que seja necessário contratar rede particular no caso de Vinhedo.
Também são autores das proposituras o presidente da Câmara, vereador Paulinho Palmeira (PODE), vereadora Inês (MDB) e os vereadores Márcio Melle (PSDB), Mazinho (PSC), Nilton Braghetto (PTB), Pastor Léo Fernandes (PTB), Rodrigo Luglio, Rubens Nunes (PODE), Thiago Marra (PSDB) e Val Souza (Republicanos). Na moção destinada ao Governo Estadual, o pedido de recursos é estendido para todo o Estado, mas principalmente à Região Metropolitana de Campinas (RMC). As duas proposituras foram aprovadas por todos os vereadores durante a 91ª Sessão Ordinária.
É “crescente necessidade de vagas em UTIs Pediátricas e Neonatal em todo o Estado de São Paulo. Após o período mais crítico de pandemia, observamos, principalmente na nossa região metropolitana de Campinas, uma superlotação das UTIs Pediátricas, e a consequência disso são pessoas agonizando na espera pela Central de Regulação quando existe a necessidade”, justifica.
Tiago de Paula também lembra que, recentemente, “Vinhedo se comoveu com um caso, onde os pais aguardaram uma vaga de UTI para a filha de 3 anos. Porém, a resposta da Central de Regulação do Estado era que de fato o Estado não tinha vaga disponível, ficando assim na espera pelo atendimento digno”.
Todas as proposituras protocoladas pelos vereadores podem ser encontradas no site da Câmara.
Basta clicar neste link.