31 OUT 2022
SAÚDE
Inês fala sobre obras em unidades de saúde, medidas de vacinação e contratação de mais médicos durante Sessão
Durante a fase de explicação pessoal feita na 75ª Sessão Ordinária, realizada no dia 17 de outubro, a vereadora Inês (MDB) falou a respeito de obras realizadas em unidades de saúde de Vinhedo e de outras medidas relacionadas aos serviços de saúde no município.

De acordo com a vereadora, no feriado do dia 12 de outubro, ela esteve no bairro “Planalto, acompanhando o prefeito e o secretário da Saúde, Milton Ribolli, nas obras da saúde básica do bairro. Estavam refazendo o telhado e os médicos tiveram que ir para a escola ao lado, mas não precisaram desmarcar nenhuma agenda”.

“A coordenadora ficou acolhendo as pessoas que precisavam de um atendimento mais rápido e não teve prejuízo nenhum na Planalto. O investimento é importante para que a população possa ter conforto, segurança e tranquilidade no atendimento dos serviços prestados à saúde. Assim como o trabalhador diário e servidor da unidade, pois a unidade ficava cheia de potinhos de sorvete porque, quando chovia, dava muita goteira”, pontua a vereadora.

Em relação ao Centro Médico, Inês explicou que “também estão trocando o telhado. Acho que ainda vai mais uns 15 dias, pois a obra é por etapas, mas a reforma irá ficar muito boa. Irei acompanhar, como servidora pública, porque eu sei o quanto são fundamentais esses investimentos no patrimônio de todos, que são os prédios públicos”.

Vacinação

Na tribuna, Inês também abordou o tema da vacinação. “Apresentamos uma proposta para ser avaliada pela saúde e pela educação. Uma parceria para vacinar nossas crianças com o aval dos pais responsáveis das unidades educacionais de forma a facilitar, sobretudo, o aumento do índice da vacina que tem sido muito baixo. Precisamos criar alternativas para que esses índices aumentem e, assim, evitarmos que doenças já erradicadas em nosso País possam voltar”, explica Inês.

A proposta em questão foi protocolada na Câmara na Moção de Apoio nº 937/2022.

Contratação de médicos

Sobre a contratação de mais médicos, Inês falou que as propostas “têm sido atendidas pelo poder público, que tem publicado as chamadas via concursos fundamentais para aumentar o número de consultas. Avançamos, assim, as demandas que temos em nossa cidade”.

Mutirões de saúde e mamografia

“Continuamos com os investimentos em mutirões, como os de catarata e mamografia, para que rapidamente possamos atender nossas demandas que ficaram reprimidas por conta da pandemia e avançarmos em mais um investimento para nossa cidade e para o bem-estar da nossa população”, comentou Inês. Durante a 18ª Legislatura, a vereadora foi autora de algumas moções com pedido de mutirões para a saúde, como a Moção de Apoio nº 920/2022 e a Moção de Apelo nº 492/2022, que foi assinada junto dos vereadores Pastor Léo Fernandes (PTB) e Tiago de Paula (MDB).

“Falando em mamografia, eu estive em contato com o secretário da Saúde de São Paulo, porque ele queria trazer a mamografia para cá, mas a nossa demanda está indo rápido, está indo bem e não tinha necessidade de trazer a carreta para cá. Algumas das nossas mulheres que estavam com o pedido foram para lá e conseguiram fazer. Então, estava falando com o secretário sobre, até o fim do mês, zerar com o resto de mamografia que a gente tem”.

Por fim, na Sessão, a vereadora aproveitou para cumprimentar os comerciantes da cidade, já que 17 de outubro foi o Dia do Comerciante. Para o cumprimento, Inês mencionou o sr. Chéo. “Seu Chéo, da lanchonete, há anos trabalha na Rua Nove de Julho, representando bem todo o trabalho de nossos comerciantes. Ele é o mais antigo da rua, gera empregos e faz circular a economia da nossa cidade”.

A 75ª Sessão Ordinária está disponível na íntegra no canal da Câmara no YouTube. Clique aqui para acessar.

Fonte: Gabinete da vereadora Inês (MDB)
Vídeo Vinculado
17/10/2022