08 JUL 2021
Câmara prestigia inauguração de unidade do CREAS no Jardim Itália

Vereador Pastor Léo Fernandes (PTB) representou a presidência do Legislativo durante a solenidade

A Câmara de Vinhedo prestigiou na manhã dessa quinta-feira, 08, a inauguração da unidade do Jardim Itália do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O vereador Pastor Léo Fernandes (PTB) representou o presidente da Câmara, Nilton Braghetto (PTB), durante a solenidade, que contou ainda com a participação dos vereadores Inês (MDB), Luiz Vieira (PDT), Mazinho (PSC), Nayla de Souza (PDT) e Thiago Marra (PSDB). O presidente da Câmara não pôde comparecer devido a compromissos previamente agendados.

O Centro de Referência Especializado é uma unidade de proteção social específica para o atendimento de pessoas e famílias em situação de ameaça ou que tiveram seus direitos violados, por situação de violência física, psicológica ou sexual, para o cumprimento de medidas sócio-educativas em meio aberto e para o atendimento de situações de abandono. A nova sede está situada na Rua Eugênio Trevisan, 219.

O novo CREAS conta com 10 profissionais, entre assistentes sociais e psicólogos, para atender as famílias do PAEFI; assistente social para a abordagem social da população em situação de rua; e psicólogo para os adolescentes em liberdade assistida. O prédio conta com salas para atendimento individual, em grupo, sala da equipe, banheiro com acessibilidade e refeitório.

Vulnerabilidade

O CREAS realiza três serviços em Vinhedo. São eles o serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), o serviço de abordagem social com moradores em situação de rua, e o serviço de atendimento sócio-educativo. O Centro de referência atende 168 famílias em situação de vulnerabilidade social, realiza em média 130 abordagens sociais por mês e mais de 1000 atendimentos mensais.

O serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) é voltado para moradores de extrema vulnerabilidade social, como vítimas de violência doméstica e abuso sexual de crianças e adolescentes. O atendimento do PAEFI é feito no CREAS e há ainda o atendimento territorializado, uma vez por semana em cada um dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vinhedo, para facilitar o acesso dos moradores ao serviço.

No serviço de abordagem social com moradores em situação de rua, o CREAS promove busca ativa dessa população para oferecer atendimentos como acolhimento, tratamento na rede municipal de Saúde, nova documentação, contato com a família, passagem para retornar ao local de origem, abrigo onde podem apenas tomar banho e se alimentar ou, se quiserem, permanecer por tempo determinado.

O atendimento sócio-educativo é voltado para adolescentes que deixaram a Fundação Casa. O CREAS acompanha esses adolescentes em liberdade assistida para verificar se estão frequentando escola e os grupos de atendimento, entre outros serviços.

Fonte: Comunicação Institucional | CMV