15 MAR 2024
EVENTO
Vereadores participam do lançamento oficial do Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais
O presidente da Câmara, vereador Paulinho Palmeira (PODE), a vereadora Inês (MDB) e os vereadores Mazinho (PSC), Nilton do Foto Nelson (PTB), Thiago Marra (PSDB) e Val Souza (Republicanos) estiveram presentes na cerimônia de lançamento do Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais (CIMPS) realizada na manhã desta quinta (14) no Memorial Adélio Sarro. A solenidade marca o início do trabalho entre sete cidades da região, incluindo Vinhedo, pela efetivação conjunta de políticas públicas de áreas relacionadas à Assistência Social.

Também participaram da solenidade o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento Junior, o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Marcos Costa, o prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Benedito Rodrigues Filho, o prefeito de Nazaré Paulista, Cândido Ramos, a prefeita de Jarinu, Débora Belinello, o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, o prefeito de Campo Limpo, Luiz Antônio Braz, o prefeito de Itupeva, Rogério Cavalin, a diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Alexandra Benetti, além de secretários municipais e vereadores de outros municípios.

O CIMPS

O CIMPS é uma associação de direito público dedicada a promover o desenvolvimento regional por meio da articulação intermunicipal, visando a efetivação de políticas públicas em áreas vitais como Assistência e Inclusão Social, Direitos Humanos, Educação, Cultura, Habitação, Saúde, Segurança Pública e Esportes. Além de Vinhedo, as cidades que integram o CIMPS são: Bom Jesus dos Perdões, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Nazaré Paulista.

Vinhedo desempenha um papel central dentro do Consórcio, uma vez que abriga a sede administrativa e tem o seu prefeito, Dr. Dario Pacheco, como presidente da associação.
Entre as ações em andamento, o CIMPS está implantando, em parceria com Organizações da Sociedade Civil, a República para Pessoas com Deficiência e a Casa Abrigo para Mulheres em Situação de Violência. Esses serviços integram a Rede de Proteção Especial do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e atuarão de forma regionalizada para atender as demandas dos municípios consorciados.

Aprovação no Legislativo

Em fevereiro deste ano, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 6/2024, que autorizou o Executivo municipal a firmar termo de convênio visando a cooperação técnica entre Vinhedo e o Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais (CIMPS). A celebração do termo de cooperação técnica era requisito para a instauração e operação administrativa para o funcionamento do Consórcio.

“Espero que possamos continuar unindo forças para que outros trabalhos sejam desenvolvidos entre nós. E, também, que outros municípios, com os olhos voltados para nós, possam aderir a esse trabalho e essa causa tão importante”, ressalta o presidente Paulinho.

Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo