29 ABR 2021
EDUCAÇÃO
Vereadora Chris PC alerta secretária de Educação sobre a falha na comunicação entre as unidades escolares e a pasta

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal de Vinhedo na última segunda-feira, dia 26, a vereadora Chris PC (MDB) voltou a falar sobre Educação e chamou a atenção para alguns problemas que têm ocorrido.

Um dos apontamentos, tema de conversas com a secretária de Educação, Eliana Chrispim, foi a recusa de matrícula de alunos que ainda não possuem o Cartão Cidadão. Algo que, segundo a própria secretária, não deveria ocorrer. Chrispim assegurou para a vereadora Chris que a matrícula deve ser feita, registrando na ficha qual documento está faltando.

Devido à pandemia, a secretária informou que o Cartão Cidadão está sendo feito de forma emergencial e, para isso, a mãe ou responsável pelo menor deve enviar a documentação para emitir o cartão e também para a  Secretaria de Educação. Assim, a própria Secretaria envia a documentação para o SIM.

A educação é direito da criança. Quando você nega esse direito, está ferindo a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Entre 4 e 17 anos a criança ou jovem obrigatoriamente precisam estar matriculados. Quero deixar registrado que precisa melhorar a comunicação entre a Secretaria e as escolas. Quando a mãe chega na escola, a unidade não sabe que tem que matricular a criança e buscar a documentação depois”, comentou a vereadora durante a sessão.

Outra questão exposta pela vereadora foi a necessidade de se debater soluções para uniformizar as aulas e atividades enquanto não houver aulas presenciais para todos os alunos.

“O que eu percebi é que não há uniformidade entre as escolas no que se refere às aulas online. Por isso, seria produtivo já pensarmos em soluções rápidas e baratas para esse problema. Estou estudando algumas indicações que serão feitas para propor medidas que talvez possam ser adotadas. Também vou procurar manter um diálogo com a Secretaria de Educação a fim expor o posicionamento dos pais que me procuram”, concluiu a vereadora.

Fonte: Gabinete da Vereadora Chris PC (MDB)
Chris Machado
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024