20 ABR 2021
SESSÃO ORDINÁRIA
Câmara aprova implantação de campanhas de conscientização no calendário oficial do município

Nessa segunda-feira, 19, pela 12ª Sessão Ordinária, a Câmara aprovou por unanimidade os projetos de Lei nº 01/2021 e nº 16/2021, que instituem datas de conscientização no calendário oficial do município.

O projeto de Lei nº 01/2021, que recebeu uma emenda modificativa, previamente aprovada, institui o Dia Municipal da Conscientização sobre o Lúpus, enquanto o projeto de Lei nº 16/2021 institui a Semana Municipal da Língua Brasileira de Sinais.

Ainda foi aprovado na noite, também por unanimidade, o projeto de Decreto Legislativo nº 01/2021, que concede a Ordem do Mérito Legislativo Municipal à Doani Emanuela Bertan.

Expediente

Na pauta do Expediente foram apresentados um projeto de Lei, um requerimento, 16 moções e 21 indicações.

Explicação Pessoal

Abrindo a fase de Explicação Pessoal, o vereador Thiago Marra (PSDB) argumentou que “a praça da Biquinha, na Vila Planalto, está abandona e merece reparos já que é uma importante área de lazer. Peço atenção da Prefeitura a esse local”.

O vereador Rubens Nunes (PODE) reforçou seus pedidos para realização de operação tapa-buraco na cidade.  “Essa semana apresentei pedido para reparos no asfalto da Vila Pompéia, próximo a um redutor de velocidade, onde um munícipe sofreu um acidente. Vinhedo precisa urgente de uma operação tapa-buracos. É preciso que a Secretaria de Serviços tome uma ação urgentemente”.

Rodrigo Luglio (Solidariedade) voltou a questionar a falta de medicamentos na cidade. “Já se vão 108 dias de governo e a falta de medicamentos em nossa cidade só se agrava. Faltam tira para medição de glicemia e sinvastatina, insumos de uso comum. O prefeito é médico e sabe da importância de oferecer à população todos os medicamentos previstos na rede especial. Peço, mais uma vez, atenção a essa demanda”.

Paulinho Palmeira (PODE) comentou sobre a chegada de novos respiradores na Santa Casa e reforçou a importância da atenção às medidas sanitárias a fim de conter a proliferação da Covid-19. “Temos como boa notícia, a chegada de novos respiradores na Santa Casa e a ligeira redução dos casos de Covid-19 em nossa cidade. Apesar disso, não podemos nos descuidar, e devemos seguir usando máscaras, utilizando álcool gel e seguindo todas as determinações sanitárias”.

O programa Vinhedo Cara Limpa, de manutenção e limpeza de espaços públicos, foi o destaque do pastor Léo Fernandes (PTB). “Essa retomada dos cuidados com a cidade é muito bem-vinda. Vinhedo precisa sempre ser bem cuidada, portanto, esse programa tem todo nosso apoio”.

Vinhedo Cara Limpa também foi o destaque de Mazinho (PSC). “Parabenizo o prefeito por esse programa, já que todos os vereadores apresentaram diferentes proposituras solicitando limpeza e serviços de reparos na cidade. Esse programa atende essas demandas e as de nossa população”.

Por fim, o vereador Márcio Melle (PSDB) reiterou seu pedido para instalação de rede de esgoto na Morada da Lua. “É preciso instalar rede de esgoto, urgentemente, no bairro Morada da Lua. Há rede de esgoto em condomínios próximos e tubulações de esgoto passam pelo solo do bairro, porém a municipalidade não faz a ligação no local. Esgoto encanado é sinônimo de saúde”.

Fonte: Comunicação Institucional