20 ABR 2021
SAÚDE
Vereador Rubens Nunes participa de apresentação e conhece as necessidades no atendimento odontológico na rede municipal

Fluxo foi prejudicado pela pandemia do coronavírus e também em função de problemas estruturais e falta de alguns equipamentos

O vereador Rubens Nunes (PODE), presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura e Esportes da Câmara, esteve no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura, no Centro Médico do São Matheus, na última sexta-feira, 16, para uma apresentação sobre o atendimento que vem sendo prestado à população neste período de pandemia, bem como das necessidades para que esse atendimento possa ser ampliado.

“A pandemia trouxe desafios e, em função do risco de contágio pelo coronavírus, o atendimento foi bastante impactado, mas podemos perceber também que algumas ações e investimentos a curto prazo podem fazer com que a abrangência aumente novamente, absorvendo a demanda reprimida”, destacou o vereador Rubens Nunes.

A apresentação foi feita pelas dentistas Daniela Moitinho, que é uma das coordenadoras na área de Odontologia, e Luciana Pisoni. Presentes, também, as responsáveis pela UBS Planalto, Elaine Messias, e UBS Vila João XXIII, Laura Cosme, além dos vereadores Inês (MDB) e Paulinho Palmeira (PODE).

De acordo com a apresentação, a Prefeitura conta com 30 dentistas na rede municipal (além de duas coordenadoras) e 9 auxiliares. Esse quadro agora está completo, com o retorno de 10 dentistas que estavam afastados por fazerem parte do grupo de risco.

Como medidas de precaução contra a proliferação da Covid-19 e também por problemas estruturais, somente 7 cadeiras odontológicas estavam funcionando, com prioridade para casos mais graves. Com adaptações mínimas, conforme explicado, o número de cadeiras funcionando deverá subir para 13. E com mais adaptações e investimentos, esse número poderá chegar a 17.

Existe a necessidade de aquisição de alguns equipamentos como bombas a vácuo, abertura de janelas, implantação de divisórias entre as cadeiras, reposicionamento de cadeiras, entre outras medidas. “Vou acompanhar de perto esse trabalho e cobrar que esses investimentos sejam feitos, afinal, a população merece atendimento de qualidade e com rapidez”, concluiu o vereador Rubens Nunes.

Fonte: Gabinete do vereador Rubens Nunes (PODE)
Rubens Nunes