29 MAI 2024
INAUGURAÇÕES
Legislativo participa de inauguração do novo Pronto Atendimento na Capela
O presidente da Câmara, vereador Paulinho Palmeira (PSD), as vereadoras Chris Machado (REDE) e Inês Diogo (MDB) e os vereadores Márcio Melle (PSD), Mazinho (MDB), Nilton Braghetto (PRD), Pastor Léo Fernandes (PRD), Rodrigo Luglio (MDB), Rubens Nunes (PL), Thiago Marra (PODEMOS) e Val Souza (REPUBLICANOS) participaram da inauguração do novo Pronto Atendimento na Capela, denominado Pronto Atendimento Dr. Tomaz Ortale Castiglione, juntos do prefeito Dr. Dario Pacheco, do secretário de Saúde Milton Ribolli, de demais autoridades do município e de colaboradores da Rede Municipal de Saúde. A cerimônia foi realizada na manhã desta quarta (29).

A nova unidade de saúde é o local responsável por tratar de casos de urgência e emergência como infarto, derrame, dor intensa, cólicas renais, crises convulsivas, entre outras intercorrências. Trata-se de atendimentos de média e baixa complexidade, contando com sala de emergência para estabilização do paciente até possível remoção para a Santa Casa de Vinhedo.

As obras foram iniciadas em janeiro de 2023, e o antigo PA da Capela foi incorporado pela Policlínica, se tornando um Centro de Especialidades. O Pronto Atendimento Dr. Tomaz Ortale Castiglione começa a funcionar neste sábado, dia 1⁰ de junho, a partir das 7h da manhã, com atendimento 24 horas por dia, por 7 dias da semana.

“É uma alegria muito grande estarmos nesta inauguração. Agradecemos a todos os profissionais que se dedicam à saúde. A vocês, o nosso muito obrigado. Na Câmara, temos trabalhado muito em prol da saúde, fiscalizando os serviços, fazendo pedidos à Prefeitura e direcionando verbas. A saúde é um dos grandes pilares para Vinhedo”, diz o presidente Paulinho Palmeira em nome da Câmara de Vinhedo.

Dr. Tomaz Ortale Castiglione

O Projeto de Lei nº 17/2024, aprovado por todos os vereadores presentes na 59ª Sessão Extraordinária, realizada em 27 de março de 2024, deu a denominação de Pronto Atendimento Dr. Tomaz Ortale Castiglione ao novo PA na Capela. Dessa forma, com presença significativa da população, a inauguração também foi uma homenagem ao saudoso médico que deixou um grande legado à cidade.

Na ocasião, Vânia Maria Siqueira, viúva do Dr. Tomaz, enfatizou a humanização característica do trabalho prestado pelo marido. “Ele tinha muito cuidado e carinho por seus pacientes. Havia finais de semana que o Tomaz não dormia porque determinado paciente havia ido para Santa Casa e ele não sabia como ia terminar o atendimento”, relatou Vânia.

Dr. Tomaz Ortale Castiglione nasceu em 10 de janeiro de 1958, na cidade de Campinas. Formou-se em Medicina pela PUC Campinas em 1984. No ano de 1987, iniciou sua trajetória na Santa Casa de Vinhedo. A partir de 1989, integrou-se à Prefeitura de Vinhedo, exercendo a função de médico clínico geral em diversos postos de saúde, abrangendo locais como Planalto, Casa Verde, Capela, Vila João XXIII e Centro Médico no bairro São Matheus. Dr. Tomaz faleceu em 23 de agosto de 2023, aos 65 anos.

Funcionamento durante o feriado de Corpus Christi
A Prefeitura informa que, durante a finalização da mudança entre os prédios, o antigo Pronto Atendimento da Capela funcionará com uma equipe mínima das 7h, do dia 30 de maio (quinta-feira), até as 7h do dia 1⁰ de junho (sábado), para atendimento exclusivo aos casos de urgência e emergência. Os demais casos devem procurar a Santa Casa de Vinhedo e a UPA, que continuam durante esse período, com atendimento 24 horas. Caso o paciente não possa ir por meios próprios (e não for considerado atendimento de urgência/emergência), uma ambulância estará disponível para o transporte desse paciente, com equipe de condutor e técnico de enfermagem acompanhando.

Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024