22 NOV 2022
ABASTECIMENTO
INAUGURAÇÕES
SANEBAVI
Legislativo vinhedense participa da inauguração da Represa IV – Waldemar Brunelli
Na manhã desse sábado (19), o presidente da Câmara, Nilton Braghetto (PTB), as vereadoras Inês (MDB) e Nayla de Souza (PDT) e os vereadores Luiz Vieira (PDT), Márcio Melle (PSDB), Pastor Léo Fernandes (PTB), Paulinho Palmeira (PODEMOS), Tiago de Paula (MDB) e Val Souza (Republicanos) estiveram presentes na inauguração da “Represa IV – Waldemar Brunelli”, juntos do prefeito dr. Dario Pacheco (PTB), do superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, de secretários municipais, da família do saudoso sr. Waldemar Brunelli e de outras autoridades municipais.

A compra da represa foi aprovada na Câmara em 29 de abril deste ano, durante a 26ª Sessão Extraordinária. Na ocasião, todos os vereadores da 18ª Legislatura foram favoráveis ao Projeto de Lei nº 47/2022, que autorizou a aquisição do terreno, localizado na Rodovia Engenheiro Miguel Melhado Campos, 214. O imóvel foi adquirido pelo valor de R$ 4.205.463,00, conforme descreve o PL. A assinatura de aquisição da área foi feita pelo Executivo Municipal em 9 de junho.

“Agradeço a Deus por participar desse momento histórico. Sou vinhedense e sei o quando nossa gente precisava desse investimento. Foram mais de 40 anos desde o último grande investimento em reservação bruta de água”, afirmou o presidente da Casa durante a inauguração.

Quem foi Waldemar Brunelli

Em 27 de setembro, durante a 34ª Sessão Extraordinária, a Câmara aprovou por unanimidade o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 84/2022 que denominava o manancial de “Represa IV - Waldemar Brunelli”.

Waldemar, também conhecido como Dema, foi um dos primeiros proprietários da represa, trabalhou pela conservação do local e tinha a pesca como uma de suas paixões. Em Vinhedo, sua família era proprietária da venda Casa Brunelli e Dema, com sua visão e ação empreendedora, trabalhou pela expansão do armazém, que se tornou o Supermercado Brunelli.

“Eu poderia falar muito mais do meu amigo Dema, homem ligado às águas. Sabia, como ninguém, valorizar a importância dela. Aquele veterano, pescador dessas águas aqui, da sua represa que adquiriu, segundo consta, em 2004. Aquele homem simples, que simplesmente adorava esse local para onde vinha todos os finais de semana”, disse dr. Dario na cerimônia.

“Parabenizo os nobres pares que, além apoiar a compra da represa, também olharam com muito carinho para a homenagem ao senhor Waldemar Brunelli que, a partir de agora, dá nome a esta fonte de vida e desenvolvimento da nossa cidade. Como presidente da Câmara, posso afirmar que todos os vereadores se sentem honrados por participar desse momento histórico, homenageando com muito respeito o sr. Waldemar”, disse Nilton Braghetto.

Mais informações sobre a Represa

O manancial conta com área de 72.800 m2 e, com a outorga do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) – autarquia responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos do Estado de São Paulo –, o município de Vinhedo vai captar a água da represa para o abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2. A estação é responsável pelo atendimento da região da Capela.

“Segundo a Sanebavi, a nova represa possui 152.500 metros cúbicos, conforme batimetria realizada em 2020, capacidade equivalente a 92% da Represa I (165.500 m³), 52% da Represa II (291.800 m³) e quatro vezes maior que a Represa III (40.000m³)”, informa a Prefeitura de Vinhedo.

O Executivo Municipal também relembra que “a represa já foi utilizada pelo município, de forma emergencial, nos cenários de estiagem em 2014 e, mais recentemente, em 2020 e 2021, o que evitou que a região da Capela fizesse parte do rodízio preventivo de água adotado no ano passado pela Sanebavi.”

Clique aqui para conferir mais fotos da inauguração da Represa IV – Waldemar Brunelli.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
21/11/2022