22 SET 2023
PARLAMENTO JOVEM - EDIÇÃO 2023
PARLAMENTO JOVEM - PROGRAMA
PARLAMENTO JOVEM EDIÇÃO 2023
Participantes do Parlamento Jovem de Vinhedo visitam Assembleia do Estado de São Paulo e Palácio dos Bandeirantes
Nessa quinta (21), os estudantes que representam as escolas do Parlamento Jovem – Edição 2023 participaram de uma visita guiada à Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) e ao Palácio dos Bandeirantes, a sede do Governo Paulista. O passeio educativo foi promovido pela Câmara de Vinhedo como uma das etapas do programa, com a participação de cerca de 30 jovens parlamentares, representando as 15 escolas públicas e privadas participantes.

O presidente do Legislativo vinhedense, vereador Paulinho Palmeira (PODE), esteve presente, bem como professores responsáveis pelo projeto nas escolas e a comissão de servidores organizadora do programa. O primeiro local visitado foi a Alesp, onde os estudantes passaram pelo Auditório Paulo Kobayashi e assistiram a uma apresentação sobre a história do Legislativo Estadual. Em seguida, visitaram o plenário Juscelino Kubitschek, local das sessões deliberativas da Assembleia, bem como o Salão dos Espelhos e o Hall Monumental da Assembleia, entre outros espaços do Palácio 9 de Julho.

No Palácio dos Bandeirantes, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar um vasto acervo artístico, que inclui obras de artistas renomados como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Paulo Rossi Osir, além da Galeria dos Governadores.

Sobre o passeio, o presidente Paulinho Palmeira destaca que “foi um dia maravilhoso de muito aprendizado, ficamos surpreendidos com o interesse e o trabalho dos jovens. O projeto tem se demostrado muito válido e acreditamos que boas sementes estão sendo plantadas. Parabéns aos jovens parlamentares”.

Os jovens que participaram da visita monitorada representam o Colégio Beneditino, Colégio Objetivo Vinhedo, Colégio Progresso Bilíngue, a E. E. Professor Israel Schoba, a E. E. Maria do Carmo Ricci Von Zuben, a E.E. Patriarca da Independência, o E.M. CIC Eduardo Von Zuben, a E.M Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut, E.M. Integração, E.M. Jair Mendes de Barros, E.M. Prof. André Franco Montoro, E.M. Prof. Ricardo Junco Neto, E.M. Profa. Darci Ana Dêgelo Briski, Instituto de Educação Príncipe da Paz e Sant’Anna International School.

Parlamento Jovem 2023

Entre os meses de maio e junho, início da edição, foram ministradas 22 palestras para cerca de 1500 estudantes. Logo depois, os jovens elaboraram proposituras nas escolas com orientação dos professores responsáveis. Essas propostas foram aprimoradas em uma oficina legislativa realizada em 21 de setembro no plenário da Câmara de Vinhedo.

A etapa final do Parlamento Jovem acontecerá na próxima semana, nos dias 27 e 28, com a realização de sessões ordinárias. Nesses dias, os jovens parlamentares atuarão como vereadores e apresentarão as propostas que desenvolveram em sala de aula.

Mais informações sobre o Parlamento Jovem – Edição 2023 estão disponíveis neste link

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
22/09/2023
Visita à Alesp - Parlamento Jovem
Os estudantes que representam as escolas do Parlamento Jovem – Edição 2023 participaram de uma visita guiada à Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) e ao Palácio dos Bandeirantes, a sede do Governo Paulista, no dia 21 de setembro. O passeio educativo foi promovido pela Câmara de Vinhedo como uma das etapas do programa, com a participação de cerca de 30 jovens parlamentares, representando as 15 escolas públicas e privadas participantes.
22/09/2023
Visita ao Palácio dos Bandeirantes - Parlamento Jovem