O Parlamento Jovem é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social.
É uma oportunidade para que os jovens estudantes compreendam, na prática, qual é o papel do Poder Legislativo, em especial, da Câmara de Vinhedo, como ocorre o processo de elaboração das leis municipais e conheçam os instrumentos de atuação do vereador (indicação, requerimento e projetos de lei).
Mais que explicar o processo e a tramitação de documentos no Legislativo municipal, o Parlamento Jovem pretende demonstrar a importância de questionar e buscar soluções para a construção de uma cidade cada vez melhor, fomentando a participação popular na construção das políticas públicas.
Sabemos que preparar os jovens para o exercício da cidadania é um dos objetivos do processo educativo. Por isso, convidamos você, professor(a), para participar deste programa criado com o objetivo de propiciar aos jovens a vivência do processo político e o exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.
Professores, coordenadores e diretores de escolas que quiserem mais detalhes sobre o Parlamento Jovem devem entrar em contato com a Câmara pelo e-mail
chefia.gabinete@camaravinhedo.sp.gov.br ou através do telefone 3826.7700 / 3826.7746, na Chefia de Gabinete
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS ETAPAS 1, 2 E 3 - JÁ CONCLUÍDAS
4. ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS (PROPOSITURAS) - FASE ATUAL:
Todos os alunos inscritos devem pesquisar, discutir e redigir propostas para Projetos de Leis e/ou Indicações. A elaboração destas propostas serão realizadas com o apoio do(s) professor(es) responsável(is) pelo programa na escola.
Concluídas as redações / propostas, os alunos de cada sala de aula decidirão as melhores propostas entre todas aquelas da própria turma/sala. Após a seleção, a sala poderá propor melhorias nas propostas selecionadas, modificando-as e completando-as se assim for o voto da maioria dos alunos.
A cartilha Conheça a Câmara pode servir como material de apoio para essa fase.
Clique aqui para acessá-la.
5. ENVIO DAS PROPOSTAS (ATIVIDADES ON-LINE)
- Envio até o final de AGOSTO
As melhores propostas, escolhidas democraticamente, deverão ser enviadas por meio de um formulário eletrônico
disponível ao final da página. A atividade on-line deve ser realizada pelos Jovens Parlamentares escolhidos, presidente e seu suplente. A atividade on-line deverá ser realizada até o dia 31 de agosto.
6. OFICINA LEGISLATIVA NA CÂMARA
Data prevista: 14 de setembro
Jovens Parlamentares e educadores envolvidos participarão de um dia com atividades na Câmara:
- Explicação sobre Redação Legislativa
- Redação dos Projetos de Lei
- Simulação da Sessão Jovem Parlamentar
Horário previsto: das 8h30 às 16h30 | Mais detalhes serão informados no início do 2º semestre.
7. VISITA À ALESP
Data prevista: 21/09
A Câmara organizará visita dos Jovens Parlamentares e educadores envolvidos à ALESP - Assembleia Legislativa de São Paulo.
8. SESSÕES DO PARLAMENTO JOVEM NA CÂMARA:
Datas previstas: 27/09 e 29/09