01 SET 2023
PARLAMENTO RMC
Vereadores participam da 7ª Sessão do Parlamento RMC, em Americana
O presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Paulinho Palmeira (PODE), e os vereadores Mazinho (PSC), Pastor Léo Fernandes (PTB) e Tiago de Paula (MDB) participaram da 7ª sessão ordinária do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada nesta sexta (01) na Câmara de Americana. O tema da reunião foi “Violência contra a mulher: o que os municípios precisam fazer para ampliar o socorro”.

Também participaram o atual presidente do parlamento e da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk, a deputada Ana Perugini, o presidente da Câmara de Americana e anfitrião da sessão, Thiago Brochi, o 1º vice-presidente do Parlamento, o presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini, do 1º secretário do Parlamento, Wagner Morais (Nova Odessa), do prefeito de Americana, Chico Sardelli.

Para tratar do tema, a responsável pelas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) na região, Maria Helena Taranto Joia, fez uma apresentação em que levantou a possibilidade de ação conjunta entre os municípios da região para o enfrentamento da violência contra a mulher. A delegada também apontou a necessidade de trabalhar desconstrução de crenças que legitimam o agressor, como valores machistas e culpabilização das vítimas.

Na fase de fala livre, o presidente do Legislativo vinhedense, vereador Paulinho Palmeira destacou a sintonia das forças policiais em torno do problema em Vinhedo. “Há a união de forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Procuradoria da Mulher em torno desse tema tão delicado. Ontem mesmo, a cidade inaugurou na sede da Guarda Municipal um espaço chamado de Sala Lilás, com privacidade e exclusiva para as mulheres relatarem seus problemas, sem dúvida mais um avanço para a proteção”.

O vereador Tiago de Paula também fez uso da palavra e enfatizou que a Lei Maria da Penha é uma lei que funciona no Brasil. O parlamentar é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social, membro da Comissão de Saúde e membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, todas do Parlamento RMC.

Ordem do Dia

O plenário aprovou por unanimidade seis encaminhamentos relacionados a demandas da região. O Ofício nº 37/2023, direcionado ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, solicita apoio à PEC da Igualdade Parlamentar que estipula as regras de fixação de subsídio; o Ofício n º 38/2023 solicita a abertura de concurso público para a contratação de novos policiais civis para as delegacias da RMC; o Ofício nº 39/23 encaminha uma moção de congratulações ao governador do Estado de SP por melhorias na rede pública de saúde; e o Ofício nº 40/2023, solicita ao Ministério do Planejamento e Orçamento um canal de comunicação permanente entre o ministério e as regiões metropolitanas.

Já o Ofício nº 41/2023 dá ciência à RMC de pedido de mais professores tutores da rede estadual de ensino para estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades de superdotação. Por fim, o ofício nº 42/2023 encaminha moção de apelo ao governador de São Paulo com o pedido de mais atenção para a Represa de Salto Grande em relação ao saneamento das cidades montantes.

As reuniões do Parlamento RMC são realizadas na 1ª sexta-feira de cada mês e sediadas alternadamente pelas câmaras dos municípios participantes.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
04/09/2023
7ª Sessão Parlamento RMC na Câmara de Americana
O presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Paulinho Palmeira (PODE), e os vereadores Mazinho (PSC), Pastor Léo Fernandes (PTB) e Tiago de Paula (MDB) participaram da 7ª sessão ordinária do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada no dia 1º de setembro na Câmara de Americana. O tema da reunião foi “Violência contra a mulher: o que os municípios precisam fazer para ampliar o socorro.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024