08 AGO 2023
PARLAMENTO RMC
Parlamento da RMC protocola ofício com pedido de providências para saúde em sessão realizada na Câmara de Vinhedo
Nessa sexta (04), a Câmara de Vinhedo recebeu presidentes de câmaras da Região Metropolitana de Campinas (RMC), vereadores e prefeitos de cidades vizinhas para a 6ª sessão ordinária do Parlamento da RMC. Na ocasião, os parlamentares e autoridades discutiram sobre pautas locais, com destaque à saúde.

A reunião foi presidida pelo Presidente da RMC, Pepo Lepinsk, também presidente da Câmara de Indaiatuba. Também fizeram parte da mesa diretiva o anfitrião e presidente do Legislativo vinhedense, vereador Paulinho Palmeira; o 1º vice-presidente do Parlamento RMC e presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini; o 1º secretário do parlamento e presidente da Câmara de Nova Odessa, Wagner Morais; o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco; o prefeito de Louveira, Estanislau Steck; e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

Parlamentares e prefeitos protocolaram o Ofício nº 28/2023, direcionado à Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, com demandas da área levantadas pelos municípios. Ao mencionar o ofício, a presidente da comissão de saúde do Parlamento da RMC, vereadora Silene Silvana Carvalini (Indaiatuba), comentou que no documento, foram apontadas “demandas como necessidade de regionalização do CROSS para que possa haver suporte aos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Em todos os ofícios, levantamos a necessidade de agilizar cirurgias eletivas como ortopedia, neurocirurgia, procedimentos cardiológicos, marca-passo, cateterismo, hemodiálise e próteses”.

“A reunião foi muito proveitosa, com a presença de todas as cidades do parlamento, onde debatemos um dos principais temas da área pública, que é a saúde. Debatemos também a reforma tributária, e o Capitão Théo falou sobre Amigos do Trecho, o que foi uma excelente oportunidade de contatos com colegas das câmaras, sempre em busca do bem comum da população", afirmou Paulinho Palmeira.

CROSS

A diretora do Grupo de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Raquel Zaicaner, fez uma palestra a respeito do funcionamento da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS). Entre as explicações apresentadas, Raquel destacou a função central da atuação do CROSS – que é a de viabilizar o acesso do cidadão ao atendimento de saúde mais adequado ao tratamento necessário – , e comentou sobre a importância de tratar o tema. “Estou feliz de estar em uma região onde vocês são unidos em prol de um bem comum, que é a saúde. É uma região que tem o PIB muito maior que países da Europa, uma região que se organizou em prol do trabalho, em prol da construção, e nós temos certeza que vamos caminhar para esse entendimento da saúde, que é tão complexa”.

O gerente-médico da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Domingos Guilherme Napoli, também fez uma exposição complementando informações acerca dos encaminhamentos de emergência do CROSS.

Hospital Metropolitano da RMC

Entre as demandas relacionadas à saúde, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, destacou o projeto de um hospital metropolitano já encaminhado. “Desde a década de 1980 não é feito nenhum novo leito na região metropolitana de Campinas, apenas Sumaré contou com a construção de novos leitos no Estado. É a região que mais cresce populacionalmente, mais do que qualquer outra, e o hospital metropolitano é mais que uma necessidade, é uma realidade. A Unicamp já doou o terreno, então basta que o Estado tire um pedacinho do orçamento para investir no hospital”.

Segurança de pedestres em rodovias

O capitão do 4º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Theo Santos de Souza, fez uso da palavra na tribuna para compartilhar o resultado de um projeto de acolhimento humanizado a andarilhos para amenizar casos de acidentes em rodovias de Campinas. “Há dois anos não temos atropelamento com vítima fatal envolvendo andarilhos. A gente percebe que é um case de sucesso, hoje podemos compartilhar com municípios menores”, disse.

Mobilidade Urbana

Finalizando a fase de fala livre na tribuna, o consultor de políticas públicas e transportes coletivos, José, tratou de questões relativas à mobilidade urbana. Entre os assuntos tratados, ele afirmou que uma das reivindicações é que o “Governo Federal, que criou o benefício para o idoso, recompense os municípios pagando por todos os idosos que passarem no transporte coletivo”.

A gravação sessão pode ser acessada no vídeo abaixo e canal do YouTube da Câmara, neste link.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024