15 SET 2023
PARLAMENTO RMC
Comitiva da RMC protocola pedido de ajuda para a saúde da região
Grupo leva até o secretário estadual diagnóstico das principais necessidades enfrentadas pelos Municípios.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (14) em São Paulo, a Comissão de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (RMC), da qual o vereador Tiago de Paula (MDB) de Vinhedo é membro, entregou um ofício com diversas demandas ao secretário executivo de Saúde do Estado de São Paulo, Sr. Eleuses Paiva. O presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Pepo Lepinsk, também esteve presente durante a entrega do ofício, que continha as principais reivindicações para melhorias nos serviços de saúde oferecidos pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).

A Comissão de Saúde do Parlamento RMC é presidida pela vereadora Silene Carvalini (Indaiatuba) e, além do vereador Tiago de Paula, tem como membros os vereadores Afonso Lopes da Silva (Jaguariúna), Hélio Silva (Sumaré), Edivaldo Souza Araujo (Hortolândia) e João Rafael Cavenaghi (Pedreira).

O documento entregue reúne as principais reivindicações dos municípios de Americana, Artur Nogueira, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Sumaré e Vinhedo. “Todos esses Municípios têm questões em comum para serem resolvidas, como a necessidade de o Estado agilizar cirurgias eletivas, ortopédicas, neurocirurgias, procedimentos cardiológicos, hemodiálises, oncológicas e até questões mais amplas, e a construção de hospitais, postos de saúde e centros de atendimento especializados. Precisamos de uma resposta urgente para estas e outras questões, por isso esperamos que estas reivindicações sejam bem recebidas e, principalmente, resolvidas através das mãos do secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva”, disse a presidente.

Para a vereadora Silene Carvalini, o documento mostra a união dos vereadores da região. “De Indaiatuba, recebemos as demandas da secretária de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, que encaminhou ofício ao Parlamento Metropolitano, fazendo um verdadeiro diagnóstico dos casos pendentes no município que dependem do Estado. O mesmo levantamento foi feito nas demais cidades da RMC. Esperamos agora uma devolutiva por parte da Secretaria de Estado de Saúde, e respostas que não podem mais esperar”, afirma.

Tiago de Paula, vereador de Vinhedo, elogiou o encontro e espera posições positivas para a população da RMC. As demandas reprimidas do município de Vinhedo que são de responsabilidade do Estado, como procedimentos e cirurgias cardíacas, ortopedia e neurocirurgia (alta complexidade), foram encaminhadas pelo secretário de Saúde de Vinhedo, Milton Ricardo Ribolli.
A comitiva foi recebida pelo Dr. Daniel Buffoni (Coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde), Dra. Sandra Marques (Coordenadora Estadual do Programa Nacional do Controle do Tabagismo), Dra. Paula Sue (Assessora Técnica), Carlos Amaral (Assessor Técnico) e Bruno Santos (Coordenadoria de Regiões de Saúde).
O Parlamento se reúne para retomar o assunto em assembleia marcada para o próximo dia 22, em Holambra.

Crianças e Adolescentes
Em São Paulo, a comitiva também esteve no Palácio do Governo, na Casa Civil. No local, foram recebidos pelo Sérgio Fontellas, a quem entregaram ofício direcionado ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite. No documento, os parlamentares solicitam uma unidade especializada da Polícia Civil nas cidades da RMC, voltada para crimes contra crianças e adolescentes.

O ofício pede ainda que o espaço sirva de acolhimento para este público em casos de situação de vulnerabilidade.

Os parlamentares foram recebidos pelo assessor parlamentar da Casa Civil, Sérgio Fontellas. “A união é primordial para que tudo dê certo e estamos reunidos hoje por conta disso”, disse.

Fonte: Gabinete do vereador Tiago de Paula (MDB)
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024