O vereador Rodrigo Luglio visitou esta semana o recalque Pinheirinho conferindo a atual situação da casa de bombas e máquinas que foram danificadas com as fortes chuvas. Após a visita, o parlamentar fez, em seguida, duas moções ao Executivo, ambas a fim de promover melhorias no sistema de abastecimento de água do município, que serão apreciadas na 89ª sessão ordinária.
Na
Moção de Apelo nº 215/2023, Rodrigo Luglio propõe à Sanebavi a reforma ou adequação da casa de bombas no Recalque Pinheirinho, responsável pelo envio de cerca de 56% da água bruta que é tratada pela ETA 1. Nas últimas chuvas, o local sofreu fortes danos com o alagamento que atingiu a casa de máquinas e afetou todo o conjunto de bombas e dispositivos, impossibilitando a continuidade da operação da unidade.
“Diante disso, sugeri que a autarquia invista em uma nova casa de máquinas, com bombas submersíveis que são imprescindíveis para reparar danos causados por inundações”, afirma.
Na
Moção de Apelo nº 216/2023, o parlamentar recomenda à autarquia que mantenha uma reserva de bombas de captação de água para a substituição imediata em caso de danos, prevenindo novas ocorrências. O parlamentar solicitou essa medida também diante das últimas chuvas que prejudicaram parte do sistema de abastecimento da Sanebavi, onde foi preciso recorrer ao racionamento por meio de rodízio para amenizar os impactos causados pelo dano na referida bomba.
O parlamentar ressalta que a apesar dos transtornos da chuva, a Sanebavi reverteu a situação o mais rápido possível. “Nossa meta é contribuir para que haja modernização no sistema de abastecimento e prevenção para que não falte água nas torneiras dos vinhedenses”, afirma.