Na manhã desse domingo (30), vereadores da Câmara de Vinhedo estiveram presentes na inauguração da “Represa 5 - Bom Jardim”, juntamente com autoridades e funcionários do Poder Executivo Municipal. Localizada no bairro dos Torres em uma área de aproximadamente 18 mil m², a nova estrutura, segundo a Prefeitura, foi projetada para aumentar a reserva de água bruta em 90 milhões de litros e vem contribuir para o fortalecimento da infraestrutura hídrica da cidade.
O financiamento da construção da represa aconteceu a partir da autorização da Câmara ao
Projeto de Lei 130/2021, que deu origem à
Lei 4.004/2021. O Executivo pôde então contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, até o valor de R$ 30 milhões, no âmbito da linha de financiamento Finisa – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.
“Com um investimento total de R$ 14 milhões, a obra atende as necessidades atuais e prepara Vinhedo para enfrentar com mais suprimento os períodos de estiagem”, diz comunicado da Prefeitura, o qual informa ainda que o reservatório fortalecerá o abastecimento de mais de 70% da cidade.
Adutora Bom Jardim
A cerimônia de inauguração também teve a entrega da nova adutora do Bom Jardim, que possui cerca de 2.560 metros de tubulação e conecta a região leste à Represa 1. Segundo o Executivo, essa estrutura tem o objetivo de otimizar o transporte de água e reduzir perdas do volume durante o trajeto. A adutora foi tema de duas proposições elaboradas nesta legislatura, uma de 2021 e outra do ano passado.
Tanto a
Indicação nº 38/2021 quanto a
Moção nº 360/2023 pediram a canalização ou tubulação da transposição do córrego que abastece a Represa 1, o Bom Jardim, localizado na região do bairro Caixa D’Água. Os pedidos visavam evitar a perda hídrica no trajeto e as erosões causadas pelo volume das águas, considerando também acabar com o constante assoreamento do primeiro reservatório do município.
--
Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo