07 OUT 2022
COMISSÃO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES - CSECE
SECRETARIAS
Câmara recebe a Secretaria de Saúde para a audiência pública de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2022
Na manhã dessa quarta (05), a Câmara recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para a audiência pública de prestação de contas das atividades do 2º quadrimestre, com a apresentação do relatório de financiamento das ações em saúde e o relatório da produção de serviços da rede assistencial. O segundo quadrimestre corresponde aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2022.

A audiência foi conduzida pelo vereador Rubens Nunes (PODE), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, acompanhado do vereador Tiago de Paula (MDB), membro da Comissão, e dos vereadores Luiz Vieira (PDT), Mazinho (PSC) e Rodrigo Luglio, além do secretário municipal de Saúde, Milton Ribolli, e de diretores da pasta.

Na primeira parte da audiência, a Secretaria apresentou os dados referentes aos agendamentos e atendimentos da clínica básica, de especialidades, de urgência e emergência, além do total de casos de doenças epidemiológicas e números do Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDa), de atendimentos à saúde da mulher, atendimentos oncológicos e de outros setores da Saúde Municipal.

Na clínica básica, que compreende clínico geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, foram 19.731 atendimentos, que corresponde a 78% de aproveitamento dos agendamentos. Nas especialidades da SESA e cirúrgicas da Santa Casa, foram 15.517 atendimentos. Já o setor médico de urgência e emergência, que engloba a UPA 24h, o Pronto Atendimento da Capela e Pronto Atendimento da Santa Casa, somam 58.942 atendimentos.

O Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDa) – responsável pelo atendimento domiciliar de pacientes adultos com incapacidade funcional provisória ou permanente e pacientes paliativos – realizou 2.800 visitas e teve a média de 91 usuários por mês.

Após a apresentação da primeira parte da audiência, Rubens Nunes, presidente da Comissão, questionou se o PAMDa teria capacidade de atender uma média maior de pessoas por mês com o quadro de colaboradores que possui hoje. Em resposta, o secretário da Saúde, explicou que “esse serviço é dimensionado de acordo com os conselhos. Por exemplo, COREN. Então, é dimensionado para essa demanda. Hoje, ele consegue expandir. Já atendemos até 120. Mas é monitorado mês a mês e essa equipe é reforçada conforme a demanda”.

Relatório Financeiro

Na segunda parte da audiência, a Secretaria de Saúde apresentou os dados referentes às despesas, receitas e investimentos relacionados a recursos humanos, serviços de saúde, assistência hospitalar, despesas administrativas, investimentos e Emendas Impositivas.

Nos serviços de saúde, que englobam a distribuição gratuita de medicamentos, insumos, fraldas e outros, os serviços de atenção básica e de alta e média complexidade e os gastos com Covid-19, o total foi de R$ 2.841.976,14.

Já o investimento em serviços hospitalares foi de R$ 11.964.428,13 e as despesas administrativas somaram R$ 2.975.688,34. As Emendas Impositivas totalizaram R$ 1.477.939,47.

Os relatórios podem ser acessados na íntegra por este link.

A gravação completa da audiência está disponível no YouTube. Basta clicar neste link.
Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
05/10/2022