30 SET 2021
COMISSÃO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES - CSECE
Câmara sedia audiência pública da Saúde para prestação de contas do 2º quadrimestre

Nessa quarta-feira, dia 29, a Câmara recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou audiência pública para prestação de contas referentes ao 2º quadrimestre de 2021. A audiência foi conduzida pelo vereador Rubens Nunes (PODE), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, acompanhado do vereador Val Souza (Republicanos), relator da Comissão, da vereadora Chris PC (MDB), membro da Comissão, e dos vereadores Luiz Vieira (PDT) e Rodrigo Luglio (Solidariedade), além do secretário municipal de Saúde, Milton Ribolli, e de diretores da pasta.

A Secretaria apresentou dados de atendimento de diferentes programas e especialidades, incluindo o número de faltas às consultas e exames previamente agendados, número de exames realizados, indicadores; dados do Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDa); atendimentos à saúde da mulher; atendimentos oncológicos e outros dados.

Só no 2º quadrimestre de 2021 foram realizadas 69.896 consultas, sendo 15.858 de clínicas básicas (clínico geral, pediatria e ginecologia/obstetrícia), 12.701 de especialidades e 41.337 de emergência.

Com relação aos exames, foram realizados 74.646 no laboratório municipal, 723 em laboratórios terceirizados, 36 no laboratório da Bragança Paulista, 5.650 no Instituto Adolfo Lutz (IAL) em Campinas, e cinco no Instituto Pasteur, os dois últimos pertencentes ao governo do Estado de São Paulo.

Sobre a incidência da Covid-19, no 2º quadrimestre foram registrados 7.281 casos suspeitos, dos quais 2.590 casos foram confirmados, totalizando 8.226 casos em Vinhedo, com 203 óbitos.

Já a vacinação segue em ritmo avançado, com 57.438 vacinados com a primeira dose e 24.580 com quadro vacinal completo.

“Foram apresentados dados importantes, demonstrando o trabalho que vem sendo desenvolvido na área da Saúde, e que valorizam os servidores da pasta, que, sob o comando do secretário, Milton Ribolli, são aqueles que mais foram expostos durante a pandemia e, mesmo diante de todos os desafios, seguem firmes em suas atribuições, zelando pela saúde dos moradores de Vinhedo”, destacou o presidente da Comissão de Saúde, vereador Rubens Nunes.

Relatório Financeiro

Até o fim do 2º quadrimestre a Secretaria utilizou 67,65% do orçamento total, mantendo saldo de R$43.083.233,68 para o resto do ano.

No período foram investidos R$25.336.162,19 com recursos humanos (médicos, enfermeiros etc), R$ 4.212.982,10 com serviços de saúde, R$13.448.409,36 com assistência hospitalar, R$2.465.915,14 com despesas administrativas, e R$601.296,43 com destinação de emendas impositivas, emendas parlamentares, PEM e aplicação de verbas de outros entes destinadas ao combate à Covid-19.

Por fim, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Rubens Nunes, questionou se todos os servidores da rede municipal de saúde fizeram teste da Covid-19 e se algum desses profissionais foi afastado por suspeita ter contraído a doença. Em resposta, o secretário esclareceu que o procedimento de testes está em andamento e que 23 profissionais de saúde no município contraíram a doença.

O relatório com as informações apresentadas pela Secretaria de Saúde, assim como o vídeo com ata eletrônica na íntegra desta prestação de contas está disponível no website da Câmara. Basta acessar https://www.camaravinhedo.sp.gov.br/audiencia-publica-da-saude/.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo