18 MAI 2021
DIREITOS HUMANOS
​Rodrigo Paixão destaca luta por direitos humanos de crianças, adolescentes e também usuários do sistema de saúde mental
Presidente da Câmara ressaltou que 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O presidente da Câmara de Vinhedo, Rodrigo Paixão (PDT) ressaltou em seu discurso pela 16ª Sessão Ordinária a importância de duas datas comemoradas em 18 de maio: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças, Rodrigo Paixão comunicou que o Conselho Tutelar de Vinhedo encaminhou ofício a todos os vereadores e vereadoras explicando as razões da instituição da data e completou: “parabenizo o Conselho Tutelar pela iniciativa; trata-se de algo que ainda é um grave problema, que acontece muitas vezes de forma velada e que deve ser enfrentado pela sociedade”.

O presidente da Câmara de Vinhedo também parabenizou ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho da Criança e do Adolescente. “Sei que durante a semana serão realizadas algumas atividades – e isso é muito importante especialmente em um momento no qual o uso da internet cresce e atividades criminosas abrigadas nas redes, difíceis de serem detectadas, complicam o enfrentamento concreto deste problema”, comentou.

“É fundamental ter um olhar muito rigoroso para esse tema e é tarefa do governo encaminhar uma agenda propositiva e de combate a esta ação criminosa, que é cada vez mais comum em nossos noticiários”, completou Rodrigo Paixão.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Em seu pronunciamento, Rodrigo Paixão também destacou que em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data registra um movimento de defesa aos direitos humanos e busca da cidadania de pessoas em sofrimento psíquico.

Em seu discurso, o presidente do Legislativo lamentou a precarização dos atendimentos na rede de assistências do país e comentou a problemática no município. “Já tivemos vários problemas no país com relação ao tratamento de adultos, crianças, adolescentes e idosos para as doenças mentais – que são mais comuns dó que se imagina. Em Vinhedo, falo por acompanhar de perto nos últimos anos, houve um retrocesso terrível na saúde mental”.

Rodrigo Paixão esclareceu que a comunidade local sofre com o fechamento do CER Bela Vista, que ficava no bairro Capela e foi fechada pelo governo anterior.

“O CAPS de Vinhedo, que ainda tem bons profissionais e continua sendo um serviço importante, regrediu no sentido de quantidade de pessoas que ali trabalham, do número de veículos de apoio, na estrutura funcional, nos protocolos, nos medicamentos disponíveis... houve um retrocesso”, considerou o parlamentar.

Rodrigo Paixão concluiu seu discurso ressaltando que “é necessário reforçar a importância do atendimento humanizado feito pelo CAPS, reconhecer a necessidade de ter um CAPS-AD (álcool e drogas) e também de um CAPSi (infanto-juvenil), porque é fundamental que nossas crianças tenham um acesso específico”.

Fonte: Gabinete da presidência | vereador Rodrigo Paixão (PDT)