28 ABR 2021
EDUCAÇÃO
Nayla de Souza pontua necessidade de planejamento de aulas híbridas para proteção contra coronavírus

Durante seu discurso na 13ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 26, a vereadora Nayla de Souza (PDT) pontuou que o planejamento de retorno às aulas presenciais precisa levar em conta uma realidade muito complexa.

Nayla expôs que existem famílias que precisam do retorno às aulas presenciais, pois não têm condições de cuidarem de seus filhos ao mesmo tempo em que precisam se expor para garantirem uma renda mensal suficiente. Esta realidade é agravada nas famílias chefiadas por mulheres, que precisam exercer jornadas duplas e até triplas de trabalho. No entanto, não se pode deixar de observar que estamos vivenciando o pior momento da pandemia até aqui.

"Tenho mostrado nas minhas redes sociais e já falei aqui várias vezes: nós temos muitas escolas com problemas estruturais graves, com alagamentos, com salas pequenas e pouca ventilação", disse a vereadora. "Apesar disso, gosto de ser muito transparente sobre minha opinião acerca do retorno às aulas presenciais. Tenho como visão de mundo que a Educação deve ser prioridade na nossa sociedade".

A Constituição garante que as crianças são seres de direitos e devem ter acesso à educação pública gratuita e de qualidade. Entretanto, a vereadora acredita que o retorno às aulas presenciais precisa de um melhor planejamento, de forma que as crianças, suas famílias e os profissionais da Educação sejam protegidos da pandemia de coronavírus.

"Muitas famílias já disseram que não vão enviar os filhos para as escolas porque eles ou seus familiares fazem parte de grupos de risco. Mas essas crianças precisam ter garantido seu direito de acesso à educação", disse Nayla. Por isso, a vereadora está em contato com a secretária de Educação, Eliana Chrispim, que também mantém pontes de diálogo com profissionais de educação e mães, pais ou responsáveis.

Nayla sugere que sejam consideradas as experiências de escolas particulares e da rede pública de cidades vizinhas, como Louveira e Valinhos, acerca das aulas híbridas. "Esta tende a ser a melhor opção diante desta realidade complexa que estamos vivenciando", concluiu a vereadora.

Fonte: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (PDT)
Nayla de Souza