23 MAR 2021
SESSÃO ORDINÁRIA
Agravamento da pandemia e outros temas são destaque dos vereadores em 8ª Sessão Ordinária

Na noite dessa segunda-feira, 08, a Câmara realizou a 8ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, que constava com dois projetos de Lei na pauta da Ordem do Dia.

Seriam discutidos na noite os projetos de Lei nº 19 e nº 20/2021, que tratam, respectivamente, da concessão de isenção de IPTU e de ISSQN aos comerciantes e prestadores de serviço que tiveram suas atividades afetadas em decorrência das determinações do fechamento durante a pandemia, porém, em atendimento a pedido de vistas de Paulinho Palmeira (PODE), por cinco dias, as matérias foram retiradas de pauta.

Tribuna de Representantes

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Vinhedo (SSPV) usou à tribuna para tratar da Campanha Salarial para 2021. “Sempre na abertura da Campanha Salarial viemos a essa Casa para pedir o apoio dos vereadores aos nossos pleitos, e contribuir para o diálogo com a Prefeitura. Pedimos o apoio para que o quinquênio dos servidores seja liberado, já que não é pago há anos, e que nos deem o aumento real do salário a partir de janeiro de 2022, quando acaba a vigência da Lei Federal que impede o aumento de gastos por parte da administração”.

Explicação Pessoal

Nilton do Foto Nelson (PTB) abriu os discursos comentando sobre a vacinação em Vinhedo. “Continuo acompanhando a vacinação em Vinhedo, fiscalizando o serviço. Nossos profissionais de saúde estão trabalhando muito e merecem todos os parabéns. Nessa semana vacinarão os grupos de 72 a 74 anos”.

A vereadora Nayla de Souza (PDT) comentou sobre a situação da pandemia na cidade. “Nós, da Procuradoria da Mulher, agora temos um novo canal de atendimento na nossa página no site da Câmara, que é um formulário no qual as mulheres podem fazer denúncias e nos procurar para solicitar ajuda, para que possamos acompanhar e encaminhar aos órgãos competentes. É importante lembrar que nesse momento de reclusão, aumentam os registros de casos de violência doméstica, portanto, devemos nos atentar a isso. Encaminhei uma solicitação de informações à delegada na cidade para saber como está funcionando o atendimento durante essa fase da pandemia”.

Mazinho (PSC) declarou apoio à Campanha Salarial de 2021. “Sempre temos acompanhado a luta dos funcionários públicos por melhorias. O governo federal tem tentado acabar com os servidores públicos, o que é um problema grave. Acompanharei a Campanha Salarial e entendo que o Poder Executivo tem a capacidade de ver com bons olhos nossos trabalhadores, que são essenciais”.

Márcio Melle (PSDB) comentou sobre a reunião entre os prefeitos da RMC para decidir sobre medidas restritivas a serem adotadas na região, em face do agravamento da pandemia. “Na sexta-feira passada os 19 prefeitos de nossa região se reuniram, e decidiram não acatar o lockdown de momento. Quero parabenizar a atitude do prefeito Dario Pacheco em compactuar com essa decisão. Vamos usar máscaras e não aglomerar, mas nosso comerciante precisa ter o direito de trabalhar”.

O agravamento da pandemia também foi tema de Inês (MDB). “A doença tem avançado mais a cada dia, o que, aliado à impossibilidade de trabalhar, tem gerado muita angústia e casos de depressão. Cada um de nós deve fazer sua parte para conter a proliferação do vírus e passarmos mais rápido por essa fase”.

Chris PC (MDB) explicou o motivo das novas proposituras ainda não estarem disponíveis no site da Câmara. “A Câmara está passando por um processo de modernização do sistema, e, no momento, sendo adaptado para suportar as assinaturas eletrônicas dos vereadores. Por isso, muitas proposituras ainda não estão em tramitação, já que, devido ao momento, estamos encaminhando as matérias por e-mail, e elas ainda carecem das assinaturas eletrônicas. Em breve o cidadão terá acesso a todas as novas proposituras que temos apresentado”.

O tratamento precoce ao coronavírus foi proposto por Val Souza (Republicanos) “É muito importante adotarmos o tratamento precoce ao coronavírus. Algumas cidades tem adotado o tratamento precoce, gerando grande resultados. Assim sendo, pleiteio essa questão junto ao nosso município, protocolo que também foi solicitado por outros vereadores”.

Thiago Marra (PSDB) agradeceu a Prefeitura por atendimento a indicação de sua autoria. “Agradeço a Secretaria de Transporte pelo rápido atendimento à indicação de minha autoria, para pintura de marcação de área de conflito, próximo ao Fórum, a fim de organizar o trânsito”.

Rubens Nunes (PODE) cobrou a entrega das cestas básicas aos alunos da rede municipal, correspondente ao mês de março. “Pude acompanhar a entrega das cestas básicas de fevereiro aos alunos da rede municipal, porém devemos destacar que essas são as cestas de fevereiro, ou seja, é uma entrega muito atrasada. Peço à Prefeitura que acelere o processo para a entrega das cestas de março”.

Rodrigo Luglio (Solidariedade) cobrou a regularização da oferta de medicamentos na rede municipal. “Novamente foi procurado sobre a constante falta de remédios em nossa cidade, e material básico, como seringas. Temos 80 dias de governo e até o momento não conseguimos regularizar essa situação, isso é preocupante”.

O vereador Paulinho Palmeira (PODE) reforçou pedido para reparos na massa asfáltica. “Tenho reforçado os pedidos para atenção a poda de mato de reparo da massa asfáltica. Os buracos oferecem grande perigo aos motociclistas, portanto esse assunto tem que ser tratado com seriedade”.

Por fim, pastor Léo Fernandes (PTB) também defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19. “Amanhã levarei proposta ao prefeito para implantação de um Centro de Enfrentamento à Covid-19 em Vinhedo. O Ministério da Saúde irá bancar esse Centro de Enfrentamento, com repasses financeiros. Esse centro atua com a prática do atendimento precoce e emergencial, sem prejudicar atendimento primário”.

Fonte: Comunicação Institucional CMV
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024