09 MAR 2021
Vereador Val Souza visita Santa Casa de Vinhedo com UTI lotada

Na tarde de sábado, dia 06, o vereador Val Souza (Republicanos) visitou a Santa Casa de Vinhedo para tomar conhecimento da atual ocupação da UTI.

“Durante o dia tivemos algumas ações e devido à situação que estamos vivendo por conta da pandemia não poderia deixar de passar pela Santa Casa. Obtive informações da situação e infelizmente as notícias não são as melhores”. Afirmou o vereador em tom de preocupação.

A Secretaria da Saúde possui 15 ventiladores em uso na Santa Casa, três em manutenção (dois sem previsão de retorno), e três disponíveis para uso imediato no pronto socorro sendo um VM do centro cirúrgico; um Dixtal 3032 de transporte; um Newport  e100i e um na UTI Bird, todos voltados para uso no tratamento contra o Covid-19. “São poucos para a situação que Vinhedo está passando,” analisa o Vereador. No domingo, dia 07, a Santa Casa recebeu mais um ventilador da Unicamp.

Nesse momento o hospital está atendendo 18 pacientes contaminados pela Covid-19, dos quais 14 estão entubados, sendo 12 nos leitos da UTI, dois no pronto socorro e mais quatro na enfermaria aguardando vagas nas UTIs de hospitais da região.

Dr. Adriano Chitacumula, médico que recebeu o vereador, informou que a Secretaria de Saúde do entrou em contato com os hospitais Galileu, Samaritano, Bragantino e São Vicente e, infelizmente, todos estão com as UTIs lotadas, impossibilitando a transferência dos dois pacientes entubados no pronto socorro da Santa Casa.

Na oportunidade Val Souza questionou a Santa Casa sobre a possibilidade de instalação de hospital de campanha, pois, em situações como essa, no ano passado, o município podia recorrer ao hospital de campanha de Campinas, que foi desativado e até o momento não há previsão de reativação.

O parlamentar relembrou que Louveira já conta com hospital de campanha próprio, o qual visitou no dia 04. Val Souza acredita ser possível Vinhedo adotar medida semelhante.

Após a visita na Santa Casa, o parlamentar também visitou a Policlínica, P.A. no Bairro da Capela e UPA, e continuará acompanhando de perto todos os investimentos necessários que a cidade dispõe para enfrentar a pandemia.

“Se cuidem, usem máscaras, passem álcool em gel e sigam a vida sem aglomerações, pois isso é possível. Depende de cada um de nós”, recomenda Val Souza.

Fonte: Gabinete do vereador Val Souza (Republicanos)
Autor: Vereador
Val Souza