23 MAR 2023
PALESTRA
PROCURADORIA DA MULHER
Câmara realiza painel de palestras sobre direito das mulheres e empoderamento feminino em parceria com a OAB
O painel “Da Violência ao Empoderamento” foi realizado no plenário da Câmara na noite dessa quarta-feira (22) com palestras das advogadas Dra. Any Kelly Bentlin, Dra. Daniela Fernanda Auricchio e Dra. Maria Aparecida Pallotta. Promovido pela Casa, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, e em parceria com a Comissão da Mulher OAB Vinhedo-Louveira, o evento contou com a participação do presidente da Casa, Paulinho Palmeira (PODE), da presidente da Procuradoria da Mulher, vereadora Inês (MDB) e do membro da Procuradoria, vereador Mazinho (PSC).

O painel foi dividido em três apresentações. A primeira foi ministrada pela Dra. Cida, que expôs o histórico do papel ocupado pelas mulheres na sociedade, as conquistas civis e a instituição de leis de proteção. Em seguida, a Dra. Daniela Auricchio falou sobre duas formas de abuso sofridas por mulheres: o gaslighting, que é a violência psicológica que faz a vítima duvidar da própria sanidade mental, e o stalking, que consiste na perseguição e a invasão de privacidade das vítimas.

Por fim, a Dra. Any Kelly Bentlin tratou de questões relacionadas ao empoderamento feminino, prejuízos da competição feminina, pressões estéticas, sobrecarga de tarefas que as mulheres tem no dia a dia e formas de diminuir a carga de preocupações ao delegar atividades.

A procuradora da Mulher, vereadora Inês, destacou que “nós temos mais oportunidades que tiveram nossas mães e avós, mas temos muito chão pela frente para acabarmos com a discriminação, inclusive salarial, violência, e tantas outras formas de discriminação, até ganharmos nossa efetiva igualdade”.

Paulinho Palmeira, presidente da Casa, “ações como essas são muito importantes para conscientização e para caminharmos rumo ao fim da discriminação e violência contra a mulher”.

O painel faz parte das ações promovidas pelo Legislativo vinhedense em decorrência do mês da Mulher, que também está promovendo a arrecadação de absorventes higiênicos que serão encaminhados à Secretaria de Assistência Social e Cidadania e destinados às mulheres das 2 mil famílias sem acesso à itens de higiene menstrual em Vinhedo. As doações podem ser feitas na Câmara e nos pontos de coleta listados neste link.
Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo