08 MAR 2024
DIREITOS DA MULHER
PALESTRA
PROCURADORIA DA MULHER
Procuradoria Especial da Mulher da Câmara realiza palestra sobre prevenção de Burnout entre mulheres
O Legislativo municipal recebeu a empreendedora Alini Lima, a administradora de empresas Ana Brunier, a advogada Any Amaral, a publicitária Grace Lagatta, a médica Juliana Freire, a guarda civil municipal Katia Silva, e a enfermeira Rosiane Ampudia para o painel de palestras Mulheres Multitarefas: Estratégias para Evitar o Burnout na noite dessa quinta (07).

A palestra foi promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vinhedo. A procuradora especial da mulher, vereadora Inês (MDB), e o vereador Mazinho (PSC), membro da Procuradoria, estiveram presentes em todas as palestras. O presidente da Casa, vereador Paulinho Palmeira (PODE), e o prefeito Dr. Dario participaram da abertura do evento.

Durante as palestras, foram discutidas questões pertinentes ao estereótipo da "mulher guerreira", além de temas relacionados à delegação de responsabilidades, à definição de prioridades e à importância dos cuidados com a saúde física e mental, uma dinâmica com a ferramenta conhecida como "Roda da Vida", visando promover o equilíbrio em diversas esferas da vida das participantes e a explicação sobre o Burnout, distúrbio emocional causado pelo excesso de trabalho, que se manifesta através de sintomas como exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.

“A vida real não tem Mulher-Maravilha, não tem guerreira. Quando a gente intitula uma mulher de guerreira, deveríamos estar olhando para ela e falar ela está sobrecarregada. E, se ela está sobrecarregada, é porque alguém não está cumprindo seu papel. Pode ser o pai, o gestor, o líder, a sociedade. Alguém não está cumprindo seu papel. Essa expectativa cultural a gente precisa mudar”, disse Ana, representante do projeto Mother Too.

Dando sequência, as demais palestrantes expuseram suas trajetórias de trabalho e pessoais, compartilhando dificuldades relativas ao acúmulo de funções como mães, esposas e profissionais, obstáculos relacionados à divisão e delegação de tarefas e outros desafios ligados à desigualdade de gênero na sociedade.

Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo