24 AGO 2023
PALESTRA
PROCURADORIA DA MULHER
Aleitamento materno e violência contra a mulher são temas de palestra promovida pela Procuradoria da Mulher da Câmara
A palestra ‘Mulher Forte, Bebê Saudável’ foi realizada no plenário da Câmara na noite desta quarta (23) com apresentação das advogadas Any Amaral, Daniela Fernanda Auricchio e Gabriela Amorin Fonseca, do secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, da psicóloga e presidente do Instituto Ser com Amor, Paloma Costa, e a médica Solange Lisboa da Silva
.
Promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, o evento contou com a participação do presidente do Legislativo municipal, Paulinho Palmeira (PODE), da presidente da Procuradoria da Mulher, vereadora Inês (MDB), dos membro da Procuradoria, vereador Mazinho (PSC) e vereador Nilton do Foto Nelson (PTB), do prefeito da cidade, Dr. Dario Pacheco, e do secretário de Saúde, Milton Ribolli.

A palestra foi dividida em seis apresentações. A primeira foi conduzida pela advogada Gabriela Fonseca, que falou sobre o desenvolvimento de leis que tratam dos direitos das mulheres ao longo da história.

A segunda foi do secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, que comparou o papel da mulher na sociedade ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. Na ocasião, Osmir Cruz também mencionou algumas medidas adotadas pela secretaria para coibir a violência doméstica em Vinhedo. Uma delas é a inauguração de uma sala de escuta especializada e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, em 31 de agosto.

A terceira palestra, da advogada Any Amaral, foi sobre a importância da denúncia contra os agressores e das medidas protetivas às vítimas, sobre problemas nas instituições para o acolhimento das denúncias e sobre a conscientização para evitar práticas que responsabilizem a vítima pela agressão.

Em seguida, Daniela Fernanda Auricchio fez uma apresentação sobre os direitos da mulher relacionados ao aleitamento materno. A advogada mencionou dispositivos legais, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preveem medidas para garantir aleitamento à mãe e às crianças, e aspectos relacionados ao convívio social, como os locais de amamentação.

A quinta apresentação foi da médica Solange Lisboa da Silva, que falou sobre a importância do aleitamento materno no desenvolvimento infantil, a trajetória histórica do reconhecimento do leite materno na saúde das crianças, condições sociais das mulheres que amamentam e outros aspectos sociais que versam o aleitamento.

Por fim, a psicóloga Paloma Costa finalizou a noite fazendo uma apresentação abordando temas relacionados à sobrecarga de função das mulheres, a necessidade de cuidado pessoal  e delegação de tarefas e a valorização da autoestima.

Para o presidente Paulinho Palmeira, “precisamos de conscientização em relação às mulheres, pois, neste evento, no mesmo momento em que falamos de aleitamento materno, que nos dá a vida, falamos da violência contra a mulher que gera a vida. É uma contradição e nós temos um caminho a percorrer no campo do respeito e da igualdade entre homens e mulheres. O conteúdo destas pessoas trazido nesta noite merece ser multiplicado para uma sociedade mais justa”.

“O mês de agosto assume um papel de destaque ao promover reflexões sobre dois assuntos de importância, frequentemente esquecidos. O ‘Agosto Lilás’ se dedica a combater a violência contra a mulher, enquanto o ‘Agosto Dourado’ destaca a significância do aleitamento materno. Ambos aspectos envolvem os direitos da mulher, os quais muitas vezes demandam uma batalha incansável para serem assegurados” disse a vereadora Inês, presidente da Procuradoria da Mulher da Casa.

Mais fotos da palestra Mulher Forte, Bebê saudável estão disponíveis neste link.

24/08/2023
Palestra - Mulher forte, bebê saudável
No dia 23/08, às 18:30h, no plenário da Câmara, aconteceu a palestra "Mulher forte, bebê saudável", organizado pela Procuradoria Especial da Mulher.