10 MAR 2023
PROCURADORIA DA MULHER
No Mês da Mulher, Câmara Municipal e OAB promovem painel de palestras

“Da Violência ao Empoderamento” é o título do painel de palestras que a Câmara Municipal de Vinhedo, em parceria com a Comissão da Mulher OAB Vinhedo-Louveira, programou para marcar o mês da Mulher.

As palestras serão no plenário da Câmara Municipal no próximo dia 22, às 19h, com três advogadas que abordarão diferentes temas.

Dra. Maria Aparecida Pallotta: O lugar da Mulher na sociedade e violência contra a mulher; Dra. Daniela Auricchio: Novas modalidades de violência contra a mulher e como elas são naturalizadas na sociedade; e Dra. Any Kelly M. do Amaral Bentlin: Empoderamento da mulher.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, vereador Paulinho Palmeira (PODE), eventos como esse precisam ser frequentes. “Infelizmente a violência contra a mulher têm níveis assustadores e só com o conhecimento e a conscientização vamos derrubar os índices”, afirma.

Para Maria Aparecida Pallotta, a única forma de diminuirmos os índices de violência contra a mulher é dando informação. “Essa é uma das tarefas da Comissão Mulher Advogada: contribuir para que as mulheres conheçam seus direitos, denunciem e ocupem os espaços dentro da sociedade, que é seu por direito, e possam ter uma vida livre de violências. Tudo começa pelo respeito”, disse.

Antônio Ricardo Barbosa, presidente da OAB, também se manifestou sobre as palestras: “Em nome da OAB Subseção Vinhedo-Louveira agradeço o convite para participar e colaborar com tão nobre evento que alcançará tantas mulheres e a população de nossa cidade, propagando conhecimento, o principal objetivo do trabalho institucional que realizamos”.

As palestrantes

Dra. Maria Aparecida Pallotta é advogada há 37 anos, formada pela PUC de Campinas e Pós Graduada em Direito Civil pela UNIMEP. Presidiu a Comissão da Mulher Advogada da Subseção OAB/Valinhos e atuou na Diretoria Executiva da Comissão da Mulher Advogada da Seccional da OAB/SP. Foi Conselheira por 8 anos e atuou como Secretária Executiva do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo e presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Valinhos, sendo hoje conselheira vitalícia. Engajada nos movimentos feministas, entusiasta e defensora das mulheres vítimas de violência em todas as suas modalidades, com ênfase na formatação de políticas públicas para as mulheres.

Dra. Daniela Fernanda Auricchio é advogada há 21 anos, formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista. É atuante na área de Direito de Família, com ênfase em partilhas e planejamentos sucessórios. Presidente da Comissão de Direito de Família da 166ª Subseção da OAB (Vinhedo-Louveira) e membro da Comissão da Mulher Advogada.

A Dra. Any Kelly M. do Amaral Bentlin é graduada em Direito e Pós Graduada em Direito Civil, Processo Civil e Direito Empresarial.  Eleita Mulher destaque do ano de 2020 pela Câmara Municipal de Vinhedo.  Presidente da Comissão de Direito Civil da OAB Vinhedo/Louveira e membro atuante das Comissões OAB Mulher, Direito de Família, OAB vai à escola da OAB/Vinhedo-Louveira e Direito Civil da OAB/SP.  Tem um engajamento em defesa da Mulher buscando que sejam cumpridos os projetos e leis de defesa à mulher vítima de violência sexual, psicológica e doméstica.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo