18 JAN 2023
OBRAS PÚBLICAS
Vereadores acompanham início das obras de novos reservatórios de água em Vinhedo
Na manhã desta quarta (18), o presidente da Câmara, Paulinho Palmeira (PODE), a vereadora Inês (MDB) e os vereadores Nilton Braghetto (PTB), Pastor Léo Fernandes (PTB), Rubens Nunes (PODE) e Val Souza (Republicanos) visitaram as obras de dois novos reservatórios de água em Vinhedo, nas regiões do Observatório e Mirante das Estrelas. Também estiveram presentes o prefeito Dr. Dario Pacheco, o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, além de engenheiros e técnicos da autarquia.

Cada reservatório vai contar com a capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros. As obras estão sendo executadas com recursos da Sanebavi, no valor de R$ 6.982.461,07, e têm previsão de serem entregues no início do segundo semestre. A implantação dos tanques vai ampliar a capacidade de reservação para distribuição em todo o setor leste da cidade, beneficiando cerca de 44 bairros, informa a Prefeitura de Vinhedo.

“Estamos felizes com as ações que vem sendo tomadas para a estabilidade no fornecimento de água para nossa cidade. Esses novos reservatórios, somados a outras ações programadas, tais como a construção de mais 2 reservatórios de água tratada na Capela, com capacidade de um milhão de litros; a tubulação de captação de água do Bom Jardim para a transposição para a Represa I, evitando perdas; a reforma e adequação da captação de água do Rio Capivari; a construção da Represa V na região da Caixa D´Água, além da recente compra da Represa IV, formam um cenário em direção à estabilidade hídrica para abastecimento da população e o desenvolvimento da cidade por cerca de 20 anos”, afirma o presidente da Casa, Paulinho Palmeira.

Reservatório no Mirante

O novo reservatório vai funcionar como vaso comunicante com outro reservatório já existente na localidade, que também tem capacidade de 1 milhão de litros. A previsão é que atenda a 34 bairros: Vila Lorençon, Parque Iolanda, Vila Fátima, Bosque, Bosque da Grevílea, Morada do Bosque, Recanto dos Paturis, Jardim Europa, Res. Villagio di Verona, Ipê Velho, Terras de Vinhedo, Jardim Palmeiras, Reserva da Mata, Jardim Paulista I e II, CDHU Mario Covas, Vila Junqueira, Vila João XXIII, Vila Santana, Jardim Panorama, Mirante das Estrelas, Jardim Paulista I, Vila Pompéia, lot. Bem Te Vi, Vila Romana, Fazenda Cachoeira, Caixa D’água, Jd. São Tomé, Reserva da Mata, Jd. Melle, Jardim das Videiras, Jd. Florencia, Cond. Florença II, Jd. Miriam e Jd. Elisa.

Reservatório no Observatório

Já no Observatório, o antigo reservatório, com 120 metros cúbicos, será desativado para abrir espaço para a construção da nova caixa d’água de 1 milhão de litros. De acordo com a Prefeitura, a substituição foi necessária pois, além da capacidade ser insuficiente para atender a demanda, o resultado das avaliações estruturais apontou desgaste, trincas e fissuras que inviabilizaram a recuperação da antiga estrutura.

O novo reservatório vai atender os seguintes bairros: Observatório, Cond. Piemonte, Villagio São Bento, Morada da Lua, Morada do Sol, Vila Monte Verde, Mirante das Estrelas, Canjaranas, Vila D’oro e Vista Verde.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo