30 NOV 2021
Parlamentares participam do lançamento oficial do Distrito Turístico Serra Azul
Na tarde desta segunda-feira (29), o presidente da Câmara de Vinhedo, Nilton Braghetto (PTB); as vereadoras Chris PC (MDB), Inês (MDB) e Nayla de Souza (PDT) e os vereadores Luiz Vieira (PDT), Mazinho (PSC), Pastor Léo Fernandes (PTB), Thiago Marra (PSDB) e Val Souza (Republicanos) participara da solenidade de lançamento do Distrito Turístico Serra Azul.
O evento, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo no centro de convenções do complexo Wet’n Wild teve a presença do governador João Doria (PSDB), do prefeito de Vinhedo, dr. Dario Pacheco (PTB), dos prefeitos das cidades Itupeva, Louveira e Jundiaí, que compõem o novo Distrito Turístico, além de autoridades da região.
“A criação deste Distrito Turístico é um marco importante para Vinhedo, pois teremos a oportunidade de receber investimentos para o desenvolvimento do turismo, gerando emprega e renda para nossa gente”, considerou o presidente Nilton Braghetto.
Na ocasião, o Governador João Doria assinou o decreto de criação do Distrito Turístico Serra Azul, englobando um complexo de parques temáticos e centros de compras na região de Jundiaí. Segundo projeções do governo estadual, a previsão é de R$ 1,8 bilhão em investimentos privados nas cidades de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo ao longo dos próximos cinco anos, com geração de 7.440 novas vagas de emprego até 2026.
O decreto cria um conselho gestor com representantes do Estado, das administrações municipais das cidades envolvidas e da sociedade civil. Segundo o plano de implementação do distrito de Serra Azul, o incremento do turismo na região de Jundiaí deve aumentar o fluxo de visitações em até 7 milhões de pessoas no período de cinco anos.
A expansão do turismo na região prevê a criação de um clube de golfe com hospedagem; construção de empreendimento temático com centro de compras e espaços para esportes radicais e de aventura; ampliação de um centro hípico e um outlet; e instalação de um autódromo e novos hotéis temáticos ligados aos parques.

Legislação
Em junho passado, foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sancionado pelo governador a Lei Estadual 17.374/21, que autoriza a criação de Distritos Turísticos por meio de Decreto do governo estadual. O texto garante articulação entre o setor público e investidores privados para fomentar novos empreendimentos e potencializar os já existentes, facilitando a interação regional para investimentos em infraestrutura e qualificação de profissionais. Segurança jurídica e preservação ambiental também são previstas pela regulamentação dos distritos.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024